Pular para o conteúdo principal

PBH amplia vacinação de idosos e convoca outros públicos para a vacina bivalente
Amira Hissa/PBH

PBH amplia vacinação de idosos e convoca outros públicos para a vacina bivalente

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte começa, nesta quinta-feira (9), a imunização contra a covid-19 com a vacina bivalente em indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e os idosos que têm entre 65 e 69 anos, seguindo o calendário indicado pelo Ministério da Saúde.

 

A convocação dos idosos será escalonada: a partir desta quinta-feira, podem se vacinar os idosos com 68 e 69 anos; e a partir da sexta-feira (10), é vez do público que tem entre 65 e 67 anos. A ampliação para esse novo público será dividida em dois dias para evitar aglomeração nos pontos de vacinação.

 

A nova convocação da PBH acontece devido ao recebimento de nova remessa com 65.166 mil doses da vacina bivalente enviada pelo Ministério da Saúde e repassada à capital pela Secretaria de Estado de Saúde.

 

Além desse público, a Prefeitura já convocou os idosos com 70 anos ou mais, além das pessoas com alto grau de imunossupressão maiores de 12 anos.

 

A vacinação acontece em 143 Centros de Saúde e duas instituições de ensino da capital: na Faculdade UNA (Regional Centro-Sul) e no Centro Universitário Uni-BH (Regional Oeste).

 

A imunização com a vacina bivalente não é realizada nos Centros de Saúde onde é feita a vacinação infantil, que são: Centro de Saúde Barreiro de Cima (Barreiro), Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Centro-Sul), Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes (Leste), Centro de Saúde São Paulo (Nordeste), Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste), Centro de Saúde Aarão Reis (Norte), Centro de Saúde Betânia (Oeste), Centro de Saúde Dom Orione (Pampulha) e Centro de Saúde Paraúna (Venda Nova).

 

O imunizante bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron.

 

Para receber essa dose da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 (monovalente) recebida.

 

Requisitos

 

Para a vacinação, é imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas.

 

Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

 

Para as pessoas com deficiência permanente, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

 

- Ser pessoa com deficiência com 18 anos ou mais residente em Belo Horizonte;

- Apresentar documento de identificação com foto;

- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;

- Apresentar documento comprobatório a respeito da deficiência, conforme orientações a seguir:

- laudo médico que indique a deficiência; ou

- cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; ou

- documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação;

- ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; ou

- documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou

- qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.