Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

PBH amplia serviços para atender população com sintomas de doenças respiratórias

criado em - atualizado em

A partir desta quarta-feira, dia 25, começa a funcionar mais um Centro de Doenças Respiratórias/Covid-19 (CDR/Covid), agora na região de Venda Nova. O novo serviço aberto pela Prefeitura irá atender pacientes com sintomas de doenças respiratórias (febre, tosse e dificuldade para respirar), todos os dias, das 7h às 19h, na rua Padre Pedro Pinto, 175 - no 2º andar da UPA Venda Nova.

Esta é a segunda unidade que a Prefeitura abre para atender aos pacientes com sintomas de doenças respiratórias: o primeiro está em funcionamento desde 3 de março, na UPA Centro-Sul (rua Domingos Vieira, 488). Inicialmente a unidade atendia a casos notificados como suspeitos de Covid-19, mas devido à transmissão local do novo Coronavírus, o critério para atendimento foi ampliado.

O CDR/Covid conta com dois médicos, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro. A infraestrutura de atendimento inclui 10 macas, medicamentos e equipamentos de oxigenação e de aferição de pressão arterial. No momento da pandemia, os exames para Covid-19 são realizados nos casos graves da doença, não nessa unidade.

É importante esclarecer que, além dos dois Centros Especializados, os 152 Centros de Saúde e as nove UPAs estão funcionando normalmente, mas diante da pandemia de Covid-19, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que quem apresentar sintomas de doenças respiratórias deve acompanhar a evolução, e proceder de acordo com as definições abaixo:

  • Coriza + dor de garganta – permanecer em casa;
  • Coriza + dor de garganta + febre – ficar alerta em casa;
  • Coriza + dor de garganta + Febre + tosse – procurar um Centro de Saúde, utilizando máscara;
  • Coriza + dor de garganta + febre + tosse + falta de ar – procurar um serviço de urgência, utilizando máscara.

     

Apoio do Exército e Polícia Militar

O Exército disponibilizou 15 militares, que serão divididos em três equipes de cinco profissionais. Cada equipe irá atuar em um dos Centros Especializados. Estes militares darão apoio administrativo, preenchendo as fichas de atendimento e auxiliando na organização do fluxo. Os militares já começaram a trabalhar nesta terça-feira, dia 24, no Centro Especializado na UPA Centro-Sul. E na quarta-feira, a previsão é que iniciem o atendimento na unidade de Venda Nova.

A Polícia Militar de Minas Gerais cedeu dois pediatras, que estão atendendo nas UPAs Pampulha e Venda Nova.