Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Divulgação/PBH

PBH amplia prazo de inscrição de entidades para Virada Cultural 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o prazo de inscrições para a seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que irá atuar como parceira do poder público na realização da 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte. As propostas técnicas agora podem ser entregues até o próximo dia 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, Diretoria da Política de Festivais -DPOF).

 

O edital para a seleção da OSC foi republicado em dezembro de 2022, com adequações na programação de acordo com a realidade do mercado cultural vivenciada a partir da pandemia de Covid-19. O edital completo, suas retificações e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH. (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).

 

As Organizações da Sociedade Civil interessadas devem ter sede ou instalações na capital mineira, atender aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrar a qualificação técnica exigida pelo edital. Para a realização da Virada Cultural 2023, será selecionada apenas uma OSC, ou ainda uma rede de OSCs, desde que a OSC proponente sinalize, na proposta, o interesse em atuar em rede no ato da inscrição, conforme diretrizes previstas no edital.

 

A escolha da OSC será feita por uma comissão de seleção formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios analisados, estão a exequibilidade técnica e a adequação aos objetivos da política de festivais da FMC, além da viabilidade orçamentária e consistência do planejamento financeiro.

 

Entre as funções a serem desempenhadas pela OSC selecionada está o planejamento completo da Virada Cultural de Belo Horizonte, incluindo a pré-produção, produção e execução, além da articulação de parcerias. A OSC também irá atuar na composição da grade de programação do evento, integrando, juntamente com representantes do poder público, a coordenação artística.

 

Assim como em 2022, a próxima edição da Virada Cultural de Belo Horizonte irá priorizar artistas da cidade na composição de sua programação, reafirmando o compromisso com o setor cultural de Belo Horizonte. Essa é uma maneira de a Prefeitura contribuir com o fomento à economia criativa, proporcionando oportunidades de trabalho e renda para a cadeia produtiva artística local, que foi tão duramente impactada pela pandemia. Serão destinados R$ 2,065 milhões para a realização do evento, valor que poderá ser alterado a depender da aprovação da Lei Orçamentária Anual 2023.

 

Sobre a Virada Cultural

 

Parte integrante da política pública de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, a Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras, com atividades realizadas durante 24 horas sem intervalo.

 

O Festival tem como premissa a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Já foram realizadas sete edições, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

 

A edição da Virada Cultural realizada em 2022 – “É Virada e Misturada, a gente junto é mais feliz”, reuniu, durante as 24 horas, mais de 300 atrações, alcançando público diverso de mais de 300 mil pessoas que acompanharam do rock e hip hop no Viaduto Santa Tereza, às grandes festas e shows na Praça da Estação, além dos encontros em família no Parque Municipal, com a presença de crianças e idosos. Contou com a participação de mais 2 mil artistas e profissionais das equipes artísticas e técnicos dos bastidores atuando na sua realização.

 

SERVIÇO

Edital de seleção de entidade cultural parceira para a realização da Virada Cultural 2023

Inscrições: até  15 de fevereiro de 2023, segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Fundação Municipal de Cultura - Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, Diretoria da Política de Festivais -DPOF

Editais, retificações e anexos: prefeitura.pbh.gov.br/portaldasparcerias (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades)