Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Covid-19
Foto: Arte PBH

PBH amplia pontos de desinfecção de ambulâncias da urgência e emergência

24/07/2020 | 17:40 | atualizado em 29/07/2020 | 10:12

Belo Horizonte conta agora com seis pontos para desinfecção das ambulâncias do transporte de urgência e emergência, incluindo o SAMU. A ampliação dos locais agiliza o processo de limpeza e higienização, permitindo que as ambulâncias estejam aptas ao atendimento, num menor período de tempo. Desde março, já foram cerca de 6 mil atendimentos prestados pelo SAMU relacionados à Covid-19.

O processo estava sendo realizado em um único espaço, na região Noroeste de Belo Horizonte. Com o aumento das bases para desinfecção, já houve redução em torno de 30% no tempo de preparo das ambulâncias para novos atendimentos.

A desinfecção dos veículos garante a segurança dos pacientes e dos profissionais e é feita seguindo protocolo específico. São dois processos de limpeza: “concorrente” – feita entre cada atendimento prestado pelo SAMU – e “terminal”, feita a cada 6 horas no caso das ambulâncias destinadas exclusivamente para atendimento de pacientes Covid-19, ou entre atendimentos de pacientes infectados ou suspeitos de infecção e não infectados.

Com a pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura ampliou o número de ambulâncias do município de 27 para 50. Este total corresponde a ambulâncias da frota do SAMU e do transporte em saúde. Entre os 50 veículos, 23 são exclusivos para transporte de pacientes Covid-19.

Para os novos pontos de desinfecção foi realizada a contratação de equipe, por meio da empresa terceirizada responsável pela manutenção das ambulâncias. “O SAMU tem papel determinante no enfrentamento à Covid e com a ampliação do número de ambulâncias e de pontos de desinfecção, conseguimos garantir mais agilidade na prestação da assistência”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.


Últimas Notícias

Imagens da região da Comunidade Dandara durantes a urbanização PBH leva urbanização e melhorias na qualidade de vida à Comunidade Dandara

A Comunidade Dandara possui hoje cerca de 1,35 mil famílias morando nas mais de 20 ruas transversais.

12/08/2020 | 16:43
Imagens aérea do centro de Belo Horizonte PBH cria Comitê de Acompanhamento da Implementação da Lei Aldir Blanc

O comitê é composto por 23 integrantes, sendo 11 do executivo municipal e 11 da sociedade civil, além de um representante técnico da UFMG.

12/08/2020 | 16:43