3 Maio 2019 -
No sábado, dia 4 de maio, será realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Todos os 152 centros de saúde estarão abertos, das 8 às 17 horas, para vacinação. O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, participa da campanha e irá receber o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, às 9h, no Centro de Saúde Salgado Filho (rua Campina Verde, 375, Salgado Filho). Os centros de saúde Santa Terezinha (Pampulha), São Bernardo (Norte), Pompeia (Leste), Betânia (Oeste), Carlos Prates (Noroeste) e Carlos Chagas (Centro-Sul) estarão também atendendo os pacientes com sintomas da dengue.
Até o momento, cerca de 280 mil pessoas receberam a vacina, o que corresponde a 32% do público-alvo. Este ano a população de Belo Horizonte a ser vacinada é de 876 mil e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é a população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa.
Às 10h30, após a vacinação no Centro de Saúde Salgado Filho, os secretários seguem para visitar as obras do Insetário, onde serão criados, identificados e monitorados mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que bloqueia a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito, para serem liberados em Belo Horizonte. O projeto tem como objetivo contribuir para a redução da transmissão dos vírus dengue, zika e chikungunya, em Belo Horizonte e é parte integrante do programa internacional World Mosquito Program (WMP), em uma parceria com a FIOCRUZ e o Ministério da Saúde.
A bactéria Wolbachia é introduzida, em laboratório, no mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Assim, o mosquito que hospeda a bactéria passa a não ser capaz de transmitir os vírus dessas doenças. Esses mosquitos, liberados no meio ambiente, irão se reproduzir, inibindo a transmissão.
Belo Horizonte foi uma das cidades selecionadas para a implantação do projeto, sendo uma cidade em que as providências se encontram em fase mais adiantada. A metodologia é inovadora, autossustentável e complementar às demais ações de prevenção ao mosquito. As futuras instalações do Insetário estão localizadas à rua Aveiro, 191, São Francisco.
Assistência à Dengue
A Prefeitura mantém a estratégia de abrir Centros de Saúde aos sábados para atendimento exclusivo à dengue. Neste sábado, os Centros de Saúde: Santa Terezinha (Pampulha), São Bernardo (Norte), Pompeia (Leste), Betânia (Oeste), Carlos Prates (Noroeste) e Carlos Chagas (Centro Sul), estarão abertos para aplicar a vacina contra influenza e também atender aos pacientes com sintomas da dengue. O funcionamento será das 8 às 17 horas.
Centros de Saúde que irão abrir no sábado, dia 4, para vacinação contra influenza e também atendimentos a pacientes com sintoma de dengue*:
Centro de Saúde Santa Terezinha – Pampulha
Rua Senador Virgílio Távora, 157 – Santa Terezinha
Centro de Saúde São Bernardo – Norte
Rua Vasco da Gama, 334 – São Bernardo
Centro de Saúde Pompeia – Leste
Rua Leopoldo Gomes, 440 – Pompeia
Centro de Saúde Betânia – Oeste
Rua Canoas, 678 - Betânia
Centro de Saúde Carlos Prates – Noroeste
Rua Frederico Bracher Júnior, 103 – Carlos Prates
Centro de Saúde Carlos Chagas - Centro-Sul
Avenida Francisco Sales. 1715 – Santa Efigênia
Atenção! Os outros Centros de Saúde funcionarão apenas para aplicação da vacina contra influenza.
Além dos Centros de Saúde, a população pode procurar atendimento nos três Centros de Atendimentos à Dengue (CAD), que funcionam todos os dias, das 7h às 18h.
CAD Barreiro – Praça Modestino Sales Barbosa, 100 – Bairro Flávio Marques Lisboa
CAD Nordeste – Rua Joaquim Gouvêia, 560 – Bairro São Paulo
CAD Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 175, no 2º andar - Venda Nova
Serviço
9h: Abertura da mobilização de vacinação contra a gripe
Local: Centro de Saúde Salgado Filho (Rua Campina Verde, 375 – Salgado Filho).
10h30: Visita ao Insetário/Projeto Wolbachia
Local: Rua Aveiro, 191 – São Francisco