Pular para o conteúdo principal

PBH abre seis centros de saúde neste sábado e mantém serviço de teleconsultas
Aline Resende/PBH

PBH abre seis centros de saúde neste sábado e mantém serviço de teleconsultas

criado em - atualizado em

No próximo sábado (29) a Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir seis centros de saúde para atender crianças e adultos, preferencialmente, com sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias. O funcionamento será de 7h às 18h. Pessoas com sintomas das mesmas doenças também poderão se consultar via teleatendimento, das 7h30 às 18h30. O serviço foi estendido e agora funciona de sábado a quinta-feira.

 

Na segunda-feira, feriado de 1º de maio, não haverá oferta de teleconsultas e atendimento nos centros de saúde. Já as nove UPAs da capital funcionarão normalmente todos os dias, com atendimento 24 horas para o público em geral.

 

A Prefeitura tem trabalhado para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. As ações fazem parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que contempla ações que têm como objetivo ofertar assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de maior gravidade.

 

Confira os centros de saúde que estarão abertas no sábado (29)

Barreiro

Centro de Saúde Barreiro de Cima: Praça Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa

 

Nordeste

Centro de Saúde São Paulo: Rua Aiuruoca, 455, São Paulo

 

Norte

Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177, Aarão Reis

 

Oeste 

Rua Canoas, 678 - Betânia

 

Pampulha

Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha

 

Venda Nova

Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco

Teleconsultas

De sábado até a quinta-feira, o serviço de teleconsultas estará disponível para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. As teleconsultas podem ser agendadas para o período de 7h30 às 18h30. O agendamento deve ser feito on-line, a partir de 7h do sábado.

 

O serviço é uma oferta complementar à rede de saúde do município dentro do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses.

 

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.

Como agendar

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

 

Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o centro de saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

O cidadão acessa o serviço na página de teleconsultas e, após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

 

As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.

 

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.