28 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para a segunda etapa das obras de reforma da Casa MAP, que será uma das mais modernas reservas técnicas do país e acolherá o acervo artístico do museu, a Biblioteca e o Centro de Documentação (CEDOC-MAP). O espaço fica no entorno da Lagoa da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 2.202) e está dentro do perímetro do Conjunto Moderno da Pampulha, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial. A Prefeitura irá investir aproximadamente R$ 1,6 milhão nesta nova fase das melhorias.
Nessa etapa será feita a conclusão das obras do local de guarda e tratamento do Acervo (edificação posterior), reforma da edificação histórica, da Guarita e da Copa e construção da edificação identificada como ARS.
Será feito o restante dos revestimentos, esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas, iluminação, reforma completa do edifício histórico CEDOC com remoções da estrutura de concreto, trabalhos de alvenaria, serralheria, marcenaria, instalações elétricas, de pisos, rodapés, soleiras e peitoris, vidros, espelhos e acessórios, pintura, serviços de drenagem e manejo de vegetação.
A supervisão dos trabalhos será feita pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com prazo de execução de 300 dias corridos, contados a partir da emissão da primeira ordem de serviço.
A Casa MAP é um imóvel de propriedade do município, que abrigou a estação de bombeamento de água da Pampulha, inaugurada na década de 1940. O local, que será o núcleo de pesquisa do MAP, conta com duas edificações que estão sendo adaptadas e ampliadas. O edifício histórico receberá o CEDOC e a biblioteca, ambos no subsolo; enquanto os pavimentos superiores serão ocupados pelo setor administrativo do museu e por uma área para pequenas exposições.
A edificação teve projeto desenvolvido a partir de premissas rigorosas de qualidade técnica e segurança na guarda e processamento de acervos museológicos. Com dois pavimentos, o prédio contará com três amplas reservas técnicas, que permitirão a separação do acervo por tipo de material, aplicando os melhores critérios de conservação para cada conjunto de objetos. Além disso, terá laboratórios especializados e espaços de apoio às atividades técnicas.
As empresas interessadas em participar do processo seletivo devem mandar as propostas, exclusivamente por meio eletrônico, até 13 de maio. O Edital e os anexos encontram-se disponíveis para acesso dos interessados no site da PBH, no link licitações e editais e no Portal Nacional de Contratações Públicas (pncp.gov.br).