Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2023
Arte/PBH

PBH abre inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipais de Esporte e Lazer, abre, nesta terça-feira, 04 de abril, o período de inscrições para a edição 2023 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH). Os representantes de instituições de ensino das redes Municipal, Estadual, Federal e Particular, além de entidades que desenvolvam o paradesporto, poderão fazer sua inscrição, até o dia 13 de abril indicando as modalidades esportivas e paradesportivas que desejam disputar. A inscrição dos alunos acontecerá no período de 4 a 20 de abril.

 


As inscrições em todas as modalidades oferecidas já estão disponíveis, assim como os regulamentos da competição e todas as informações oficiais.

 


O congresso técnico do JEBH 2023 será realizado no dia 17 de abril, em local previamente definido e divulgado no portal da Prefeitura. A Cerimônia de Abertura contará com a presença de representantes de todas as instituições inscritas, sendo realizada no dia 26 de abril, a partir das 9h30, no Clube Mackenzie. O início das competições acontecerá no mesmo dia da abertura oficial no turno da noite, de acordo com Boletim previamente divulgado.

 


Esta competição esportiva e educacional é realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desde 2017. Na edição do ano passado, 2214 estudantes-atletas de 67 instituições inscritas, participaram dos jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH).

 


Competição e Modalidades

 


O JEBH 2023 será dividido em Modulo I, abrangendo estudantes-atletas nascidos em 2011, 2010 e 2009, e Módulo II, para estudantes-atletas nascidos em 2008, 2007 e 2006. As competições paralímpicas terão seus Módulos divididos de acordo com tabela representada no Regulamento Geral.

 


As modalidades esportivas presentes nos JEBH são: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, handebol, karatê, judô, taekwondo, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 


Já nas modalidades paralímpicas serão realizadas competições de atletismo, basquete em cadeiras de roda 3x3, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo PCD, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

 


Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes- atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.