Pular para o conteúdo principal

Arena da Cultura na Praça Sete representando o folclore brasileiro
Foto: Ricardo Laf

PBH abre inscrições para cursos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura

criado em - atualizado em

 

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estão com inscrições abertas para as oficinas, laboratórios e cursos gratuitos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas mais de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro. Os cursos acontecem em mais de 20 unidades culturais localizadas nas nove regionais da cidade.

    

As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro no site ou presencialmente nos Centros Culturais, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC). A relação completa das oficinas e cursos ofertados está disponível no site de inscrição.

    

O processo de seleção para as oficinas e laboratórios é simplificado, sendo direcionado pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros. Para garantir sua vaga, o candidato não poderá faltar ou se atrasar nos primeiros dias de aula, que compreendem o período de seleção.

    

Se nas primeiras aulas a turma ultrapassar 40 pessoas, haverá seleção a partir de critérios específicos por área, esclarecidos no decorrer do processo. Para os cursos de longa duração o processo de seleção poderá ter ainda ações específicas, como entrevistas e leitura de carta de intenção.

    

Para Frederico Diniz, gerente da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, a ELA reflete o comprometimento do poder público com a democratização de acesso à cultura. “Nossa intenção é levar ao público de todas as regiões de Belo Horizonte um ciclo formativo em arte e cultura. Além das oficinas e laboratórios, oferecemos cursos de longa duração para as pessoas que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos, com oportunidade de avançar nas modalidades de iniciação, aprofundamento e especialização numa formação contínua que pode durar até quatro anos”, completa.

 

 

Encontros de brinquedos e brincadeiras

Além das atividades com vagas abertas, há também os Encontros de Brinquedos e Brincadeiras que acontecem nos 17 centros culturais da cidade, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

    

Os Encontros de Brinquedos e Brincadeiras valorizam o ato de brincar e possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e adultos são estimulados à vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Para participar dessas atividades não é necessário se inscrever previamente, sendo que os Encontros são voltados para todas as idades.

 

 

Escola Livre de Artes Arena da Cultura

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura foi criada em 2014, consolidando o projeto Arena da Cultura, promovido há mais de 20 anos pela Prefeitura de Belo Horizonte. O projeto conta com uma equipe de coordenadores responsáveis por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos. Dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos, além da permanente reflexão em cada uma das linhas de atuação do projeto.

    

A Escola Livre de Artes desenvolve ainda o projeto Integrarte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com formação em arte e cultura para agentes públicos da rede municipal de ensino. Em 2020, a ELA trará para a grade oficial cursos desenvolvidos por meio de parcerias no ano anterior nas áreas de Audiovisual, Gestão e Produção Cultural e Bastidores das Artes. A seleção para estes cursos será lançada nas próximas semanas.