Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para curso de instalação de placas de energia fotovoltaica
Divulgação/PBH

PBH abre inscrições para curso de instalação de placas de energia fotovoltaica

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu inscrição para o Curso de Qualificação Básico em Instalação de Energia Solar Fotovoltaica. São ofertadas 20 vagas e as aulas acontecerão a partir de 9 de abril na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares, localizada na Pedreira Prado Lopes, na região Noroeste da capital. Com 80 horas de carga horária, as aulas serão ministradas das 9h às 12h. Para participar os interessados devem preencher o formulário on-line

O público-alvo do curso são jovens, a partir de 18 anos, e adultos que necessitem de qualificação profissional para ingressar ou se manter no mercado de trabalho, ou para geração de renda. Também é preciso ter ensino fundamental I completo (antiga 5ª série) e, preferencialmente, ser beneficiário de programas de transferência de renda, além de morar em Belo Horizonte. 

Giane Alves, gerente de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE), explica que o setor de energia solar fotovoltaica tem apresentado crescimento acelerado no Brasil, impulsionado pela busca por fontes renováveis e sustentáveis de energia. “Belo Horizonte, acompanhando essa tendência, se destaca como um polo de inovação e desenvolvimento no setor, demandando cada vez mais profissionais qualificados para instalação, manutenção e comercialização de sistemas fotovoltaicos. Paralelamente, o município enfrenta desafios relacionados ao desemprego e à inserção de trabalhadores em setores estratégicos da economia. O Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, tem como objetivo fomentar oportunidades de capacitação profissional alinhadas às demandas do mercado de trabalho, garantindo melhores condições de empregabilidade para os cidadãos”, destaca a gerente. 

A gerente também lembra que a oferta de um curso de qualificação profissional em energia solar fotovoltaica é uma estratégia fundamental para suprir a carência de mão de obra qualificada no setor, ao mesmo tempo em que promove a inclusão produtiva e o fortalecimento da economia local. 

“A iniciativa busca capacitar trabalhadores para atuar em uma área em franca expansão, possibilitando novas oportunidades de geração de renda e empregabilidade, sobretudo para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, a formação contribuirá para o desenvolvimento sustentável da cidade, estimulando a adoção de tecnologias limpas e renováveis”, afirma.