Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Arte/PBH

PBH abre inscrições para Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, nos dias 29 e 30 deste mês, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento acontecerá no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado na Rua Guaicurus, 50, no Centro. As inscrições para participar já podem ser feitas diretamente no Portal da Prefeitura. 

A conferência reunirá representantes da sociedade civil, como organizações comunitárias, movimentos sociais, universidades e o poder público, para dialogar sobre os direitos e demandas das pessoas LGBTQIA+ em Belo Horizonte. Os participantes terão a oportunidade de se organizar em quatro eixos temáticos, sendo eles: Enfrentamento à Violência LGBTQIA+, Trabalho Digno e Geração de Renda à População LGBTQIA+, Interseccionalidade e Internacionalização, Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. 

“Este é um espaço fundamental para discutirmos e construirmos juntos políticas públicas que promovam igualdade e dignidade para a população LGBTQIA+ do município, algo essencial para a retomada deste debate na esfera pública”, afirma a subsecretária de Direitos de Cidadania, Luana Magalhães. 

Ao final do evento, será elaborado um relatório contendo as propostas discutidas, que nortearão futuras ações municipais e serão encaminhadas para a Conferência Estadual LGBTQIA+ de Minas Gerais.

Sobre a III Conferência Municipal LGBTQIA+

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ é organizada pela Comissão Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da População LGBTQIA+, e é uma iniciativa essencial para construir políticas públicas que refletem as necessidades e as realidades da comunidade LGBTQIA+. 

Com foco no fortalecimento de direitos e na promoção da inclusão social, o evento representa um espaço de articulação direta entre o público LGBTQIA+ e o poder público, facilitando a criação de políticas eficazes que promovam igualdade e dignidade. Além disso é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+, marcada para ocorrer entre os dias 21 a 25 de outubro de 2025, em Brasília.