Pular para o conteúdo principal

Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Municipal atendeu quase 20 ocorrências
Divulgação/PBH

Patrulha de proteção à mulher contabiliza 19 atendimentos no primeiro mês

criado em - atualizado em

O Grupamento de Proteção à Mulher “Guardiã Maria da Penha”, criado pela Prefeitura de Belo Horizonte no mês passado, já atendeu 19 ocorrências. São situações que vão desde a violência doméstica até casos de importunação sexual. A Patrulha da Guarda Municipal atua 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com atenção especial para os espaços de grande concentração de pessoas. 

Quatro das ocorrências foram flagradas pela Patrulha de Proteção à Mulher durante patrulhamento pelas ruas. As outras 15 ocorreram em estações de ônibus ou demais equipamentos públicos da cidade. O balanço inclui também o apoio prestado a 12 vítimas de violência doméstica, que contaram com o empenho da equipe para serem transportadas com os filhos e pertences, de forma segura e sigilosa, para abrigos ou equipamentos da rede de proteção. 

O Grupamento conta com efetivo de oito agentes femininas e quatro masculinos, que se revezam em turnos para garantir que a Patrulha atue ininterruptamente, ampliando a rede de proteção à mulher. A equipe realiza também campanhas educativas relacionadas aos direitos das mulheres em escolas da rede municipal e em estações de embarque de ônibus. Desde abril foram 41 ações educativas realizadas pelo grupo. 

Parcerias

A parceria firmada com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi o que permitiu à Guarda Municipal contar com uma viatura destinada exclusivamente para o uso pela Patrulha de Proteção à Mulher. O veículo foi cedido pelo Poder Judiciário e atualmente é utilizado pelo Grupamento Guardiã Maria da Penha para aumentar a capilaridade das políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher na capital. 

O Grupamento se insere em uma rede de atuação coordenada, que reúne órgãos de diferentes esferas de proteção, com o objetivo de combater, de maneira qualificada, a violência direcionada a mulheres.  Como coordenadora da equipe, a agente feminina da Guarda Municipal, Aline Oliveira, destaca a importância das ações implementadas até o momento. "Estamos colocando em prática medidas de prevenção, de apoio e de combate qualificado aos crimes praticados contra a mulher. Cada mulher que é resgatada e transportada até um local seguro representa muito mais que um caso resolvido: é uma vida salva!”, conclui.