Pular para o conteúdo principal

Parques municipais oferecem atividades permanentes e gratuitas para a população
Glenda Souza

Parques municipais oferecem atividades permanentes e gratuitas para a população

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece uma série de atividades com programação fixa e gratuita ao longo do ano todo nos parques da capital. Na programação estão exercícios de relaxamento e concentração, esportes e atividades físicas. Em alguns casos é preciso agendamento prévio. Já em outros basta chegar e participar. Além disso, os espaços oferecem a oportunidade de contemplar a paisagem e o contato com a biodiversidade. Confira a programação completa ao final desta matéria.

Práticas orientais como aulas de yoga, relaxamento, tai chi chuan e lian gong são oferecidas em diferentes locais, dentre eles os Parques Municipal Américo Renné Giannetti e Mata das Borboletas, na região Centro-Sul, Aggeo Pio Sobrinho e Jacques Cousteau, na região Oeste . Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e não é necessário inscrição prévia. Para que os participantes aproveitem melhor as práticas, é recomendável a utilização de roupas confortáveis, além de levar um tapetinho ou toalha para os exercícios de yoga que são realizados no chão. Devido ao forte calor e tempo seco, é sempre recomendável que os participantes também levem uma garrafinha de água. 

Já para quem gosta de esportes, o Parque Vencesli Firmino da Silva, na regional Pampulha, oferece o Projeto “Basquete Popular”, com aulas gratuitas de basquete para todas as idades. No período da manhã, o foco é o público infantil, e à tarde, os adultos. As informações podem ser obtidas no próprio parque, antes da aula, com o professor Arlindo. Atualmente, cerca de 200 alunos participam do projeto.

Estímulo à melhoria da qualidade de vida e à interação social

Algumas dessas atividades já fazem parte da rotina dos visitantes, contribuindo para a interação social, saúde e a melhoria na qualidade de vida, como explica Tereza Cristina Andrade Araújo, de 68 anos, que há sete anos participa do lian gong no Parque Municipal: “o Municipal significa para mim um oásis. Só tenho a agradecer que eu tenho o Parque perto de mim e que posso usufruir disso tudo. E, com a prática do lian gong, ele fica mais bonito ainda. Essa prática é para prevenir as minhas doenças, ajudar nas minhas expectativas, na minha espiritualidade, em tudo. Acho muito bom.”

Já nos Parques Jacques Cousteau, região Oeste, e Roberto Burle Marx e Carlos de Faria Tavares (Vila Pinho), ambos nos Barreiro, funcionam durante a semana as Academias da Cidade. Para participar das atividades, é necessária a avaliação prévia de saúde com as professoras. 

Os parques também recebem atividades culturais, esportivas, de lazer e entretenimento, principalmente aos finais de semana, com a proposta de ocupação desses espaços por toda a população. A programação é divulgada toda semana no site da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Para saber sobre essas atividades, clique aqui!

Confira a programação

Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1377, Centro)

Praça do Trenzinho

Tai Chi Chuan


Todo sábado, das 8h às 9h30

Local: Praça do Trenzinho

Informações: Prof. José Marcelo pelo e-mail: marcellogiffoni@gmail.com ou pelo tel.: (31) 9 9945-3938. 

Aula de Lian Gong

Todo sábado, das 8h30 às 9h30

Informações: utilize roupas confortáveis.

Local: Pista de Patinação

Yoga para todos

Todo primeiro domingo do mês, das 9h às 11h

Informações: iyogabh@gmail.com - Fátima Macedo

Local: Pista de Patinação

Parque Mata das Borboletas (Rua Assunção, 650, Sion)

Aula de Lian Gong

Às terças e sextas-feiras, às 9h

Parque Aggeo Pio Sobrinho (Avenida Professor Mário Werneck, 2691, Buritis)

Consciência & Movimento


Toda quinta-feira, às 16h e às 17h

Uma proposta para reeducar o corpo, possibilitando que o participante se mova com mais conforto e facilidade, melhorando sua coordenação e equilíbrio. As aulas de “Consciência através do movimento” são práticas nas quais o participante estará movendo seu próprio corpo e se concentrando mentalmente no que está fazendo.

Informações: 3199452.3308 / @aspramicomamor. Atendimento em grupo com Monica Neves 

Parque Vencesli Firmino da Silva (Rua dos Agrônomos, 285, Alípio de Melo)

Projeto “Basquete Popular no Bairro”

Todo sábado, das 9h às 18h 

Aula de basquete para todas as idades. Recomenda-se a utilização de tênis, short e camiseta. As aulas da manhã são destinadas ao público infantil e no período da tarde, jovens e adultos. 

Parque Jacques Cousteau (Rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia)

Aula de Lian Gong


Segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 9h

Informações: utilize roupas confortáveis.

Academia da Cidade

Terça, quinta e sexta-feira, das 7h às 8h/ das 8h às 9h/ das 9h às 10h.

Necessária a avaliação prévia e inscrição.

Parque Carlos de Faria Tavares - Vila Pinho (Avenida Perimetral, 800, Castanheira II - Vale do Jatobá)


Academia da Cidade

De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h/ das 8h às 9h/ das 9h às 10h.

Terça e sexta-feira, das 14h às 15h.{

Quarta e sexta-feira, das 15h às 16h

Necessária a avaliação prévia e inscrição.

Parque Vila Santa Sofia (Rua Alice, 197, Santa Sofia)


Academia da Cidade

De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h; das 8h às 9h; das 9h às 10h.

Necessária a avaliação prévia e inscrição.