Pular para o conteúdo principal

Pista de caminhada, árvores e postes de iluminação
Foto: Clarice Pinheiro/PBH

Parque Renato Azeredo: refúgio verde no coração do Palmares

criado em - atualizado em
Em meio a tantos prédios e casas, uma área de aproximadamente 92.700 metros quadrados se destaca no bairro Palmares, região Nordeste de Belo Horizonte: o Parque Municipal Renato Azeredo, um lugar tranquilo, considerado pelos moradores um verdadeiro refúgio verde. Implantado em 1996, é bastante frequentado pelos moradores da região e está situado em uma das principais vias do bairro – avenida José Cleto.

Com vegetação de Cerrado, típica do estado de Minas Gerais, o espaço possui uma diversidade de árvores como aroeira, angico-rajado, caviúna, goiaba-brava e ipês. As frondosas copas servem de abrigo para joões-de-barro, rolinhas e pássaros-preto, além de gerar sombra para os frequentadores que buscam alguns momentos de descanso.

Leonardo Ferreira Viana, 35, não mora no bairro, mas trabalha em uma academia próxima ao parque e diz sentir-se privilegiado pela proximidade com o espaço. “Essa área verde é um grande refúgio para mim, que acabo ficando muito tempo dentro da academia. Sou personal trainer e eu começo bem cedo as minhas atividades na academia, mas quando saio, sempre venho ao Renato Azeredo tocar violão e contemplar a natureza”, conta Leonardo.

Além dos espaços para contemplação e convivência, o parque também tem uma pista de caminhada, equipamentos de ginástica, brinquedos para as crianças e quadras poliesportivas. Uma minibiblioteca comunitária também integra o espaço.

Núbia Pinheiro, 56, é moradora do Palmares e frequenta o parque há quatro anos, no mínimo três vezes por semana, para praticar atividades físicas. “Gosto muito de fazer atividade física e o Parque Renato Azeredo é o meu lugar predileto para desenvolver essa atividade. Aqui o ar é mais puro e o contato com a natureza me renova a cada dia”, disse a moradora.
 

Incentivo à leitura

Em abril deste ano, por meio do projeto Leitura no Parque, foi inaugurada no Renato Azeredo uma minibiblioteca comunitária, resultado de uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Associação Viver Palmares, integrada pelos moradores e amigos do bairro. A iniciativa adota o formato “casinha de leitura”, semelhante a uma caixa de correios residencial.

A ação tem o objetivo de incentivar a leitura e a troca solidária de livros. O acervo pode ser acessado por qualquer frequentador do parque, que pode ler o exemplar no próprio espaço ou levá-lo para casa, sem a obrigatoriedade de devolução ou mesmo reposição.
 

Lian Gong

Os frequentadores do Parque Renato Azeredo também podem usufruir da prática de Lian Gong – ginástica terapêutica chinesa criada para tratar e prevenir dores em tendões, músculos, articulações e doenças que se desenvolvem a partir do mau uso do corpo, como as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Trata-se de uma atividade física leve, com movimentos suaves e firmes, podendo ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária.

No Renato Azeredo, o Lian Gong será ofertado pela Prefeitura de Belo Horizonte duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30. As aulas são gratuitas e serão coordenadas pela farmacêutica Kátia Reis Dutra, com a participação de uma servidora municipal aposentada, como voluntária no projeto.
 

Funcionamento

O Parque Renato Azeredo fica aberto diariamente, das 7 às 18 horas. Ele está situado na avenida José Cleto, entre os números 152 e 300, no Palmares, região Nordeste da capital.
 

04/10/2018. BH em Cantos - Parque Renato Azeredo. Fotos: Clarice Pinheiro Cunha/PBH