Pular para o conteúdo principal

Parque Primeiro de Maio terá programação de aniversário nesta quarta-feira (1º)
Isabella Oliveira

Parque Primeiro de Maio terá programação de aniversário nesta quarta-feira (1º)

criado em - atualizado em

O feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º), marca também o aniversário de uma importante área verde da região Norte, o Parque Primeiro de Maio (Rua Joana d'arc, 190 - Primeiro de Maio). Patrimônio ambiental da cidade, o que antes era um espaço com esgoto a céu aberto, transformou-se, com a participação ativa da comunidade, em uma área para lazer, entretenimento, contemplação e descanso. Para celebrar a data, haverá uma programação gratuita e diversificada para toda a família. Confira a programação completa aqui.

A grade de atividades, montada com o apoio dos moradores da região, irá reunir cultura, educação ambiental e brincadeiras, além de barraquinhas de comidas e bebidas. Para abrir a programação, às 8h, será realizado o culto ecumênico. No mesmo horário, iniciam-se as atividades do 118 Grupo de Escoteiros do Parque com histórias do escotismo e práticas tradicionais, como pioneiria, técnicas de acampamentos e  como fazer amarras e os nós de escoteiros.

Durante todo o dia, haverá shows com gêneros variados e palco aberto para apresentações de artistas locais. Temas como a importância da biodiversidade, o papel de alguns insetos na natureza e materiais reciclados e orgânicos serão abordados em palestras e jogos interativos. Para a criançada, a partir das 12h, será realizada a Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com cama elástica, brinquedos infláveis, totó e tatuagem infantil temporária.

Sobre o parque

O Parque Primeiro de Maio foi inaugurado em maio de 2008, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores da região pela criação de um espaço de lazer. Implantado por meio do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, chamado Drenurbs/Nascentes, possui área de aproximadamente 33.700m² e está localizado na macrobacia do Ribeirão do Onça, na bacia da Pampulha e na sub-bacia Embira. Os 48 hectares da Bacia do Córrego Primeiro de Maio foram revitalizados para a implantação do parque.

Redes de esgoto, interceptores, bacias de detenção com barragem e iluminação foram implantadas, além da urbanização das ruas Juscelino Ferreira Diniz e Angelina Ferreira Diniz. O local auxilia no controle de enchentes e é um importante instrumento para a diversão da população e para a preservação ecológica.

Além de uma estrutura adequada para receber eventos e manifestações culturais, o Parque Primeiro de Maio é uma área de lazer ambientalmente preservada, com pista de caminhada de 500 metros de extensão, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos infantis, equipamentos de ginástica e sanitários públicos. O espaço conta ainda com uma bela arena e uma sala multimeios.

Nove nascentes fazem parte do parque, mas apenas cinco delas podem ser vistas pelo público. Aproximadamente 30 espécies de árvores estão distribuídas por toda área, entre elas pau-brasil, pau-ferro, ipês, pata de vaca, sibipiruna e quaresmeira. A fauna também é diversificada com tartarugas, peixes, preá e micos, além de aves como pica-pau, saracura, frango d’água e biguá, este também chamado de pato selvagem.

Parque Primeiro de Maio

Rua Joana d'arc, 190 - Primeiro de Maio

Aberto de terça a domingo, das 7h às 17h