Pular para o conteúdo principal

Parque na região da Pampulha recebe plantio no Dia Mundial da Água
Suziane Brugnara/PBH

Parque na região da Pampulha recebe plantio no Dia Mundial da Água

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte irá finalizar nesta sexta-feira (22), às 8h, em comemoração ao Dia Mundial da Água, mais uma etapa da recomposição vegetal no entorno de nascentes no Parque Ursulina de Andrade Melo, na região da Pampulha. A ação, que contará com a participação de representantes do Grupo de Guardiões do Parque e do Jornal do Castelo, encerra mais um ciclo de plantios, que teve início no final de 2023, aproveitando o período mais chuvoso. Ao todo, já foram plantadas cerca de 150 espécies de árvores nativas. A proposta é contribuir para a revitalização das bordas de algumas nascentes, principalmente as que estão mais próximas das áreas de visitação. 

Durante a semana, a equipe do Parque realizou a limpeza e capina da área, além da preparação do solo (escarificação) e abertura dos berços que receberão as mudas. Para garantir um crescimento saudável das novas árvores, técnicos da FPMZB realizam manutenção periódica e o acompanhamento do desenvolvimento das mudas. Dentre as espécies plantadas, estão palmito juçara, ingá, sangra-d'água, embaúba, guanandi e capororoca, todas provenientes do viveiro do Jardim Botânico da FPMZB. 

Sobre os Guardiões do Parque Ursulina de Andrade Mello

Os Guardiões do Parque são moradores do entorno que, após um incêndio no local ocorrido em 2020, uniram-se em um grupo que desenvolve atividades para ocupação do espaço de forma sustentável, além de realizar campanhas educativas e socioambientais.

Conheça um pouco mais sobre o Parque

Uma das maiores áreas de vegetação remanescente de Floresta Tropical de Belo Horizonte, o Parque Ursulina de Andrade Mello foi implantado em 1996. Apresenta predominância de Mata Nativa semidecidual estacional, sendo a cobertura contínua, com ocupação de mais de 80% da área. Destacam-se as seguintes espécies: jequitibá branco, sucupira, braúnas d’óleo, óleo vermelho, jacaré, açoita cavalo, ipê amarelo, maminha de porco, jacarandá, quaresmeira, embaúba, sangra d’água, epífitos, bromeliáceas, cactáceas e pteridófitas, que são frequentes junto aos cipós. 

O Parque Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo) funciona diariamente, das 7h às 18h.