Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal recebe edição especial do Belo Horizonte + Feliz neste domingo
Amira Hissa/PBH

Parque Municipal recebe edição especial do Belo Horizonte + Feliz neste domingo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Periférico promovem, neste domingo (12), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, uma edição especial do Movimento Belo Horizonte + Feliz, criado para estimular a realização de atividades regulares e regionalizadas de lazer, arte, cultura, turismo, gastronomia e esportes em espaços públicos de Belo Horizonte, como praças e parques.

 

O evento contará com a participação de 29 ilustradores e grafiteiros do “Minas no Plural Literária”, projeto que estimula a leitura, a inclusão e a diversidade cultural do estado, por meio do diálogo entre várias linguagens artísticas. Realizado pelo Instituto Periférico, o Minas no Plural Literária é patrocinado pela Gerdau, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

“Um dos objetivos do nosso movimento é incentivar a participação de instituições que atuam na área da economia da cultura. O Minas no Plural Literária vai conectar a literatura à trajetória do parque, esse equipamento emblemático que pulsa no coração e na memória afetiva da cidade, trazendo artistas que vão pintar essa história com muita criatividade e sensibilidade”, projeta Simone Araújo, coordenadora do Belo Horizonte + Feliz.

 

Inspirados pelas memórias afetivas pessoais e coletivas que constituem a identidade da cidade e do parque, os artistas visuais convidados vão pintar um tapume de 300 metros quadrados que isola a construção de um espaço multiuso, cuja retomada das obras foi anunciada nesta semana pela Prefeitura, durante o lançamento do programa de requalificação do centro de Belo Horizonte.

 

“A conexão entre os estilos e origens dos artistas convidados ficará estampada no grande mural que representará os objetivos do Minas no Plural: valorizar artistas e acervos locais, fomentar a inclusão de pessoas com deficiência, minorias e comunidades tradicionais, e dar visibilidade a populações imigrantes que ajudaram a formar nosso estado”, destaca Fabíola Farias, coordenadora do projeto.

 

As obras serão finalizadas e apresentadas para o público no domingo (12), que poderá participar das atividades culturais programadas, como contação de histórias, biblioteca itinerante, encontro de autores independentes da região Oeste, confecção de brinquedos e brincadeiras populares, música ao vivo e atrações circenses, entre outras.

 

O evento também mobilizará as nove coordenadorias regionais da Prefeitura e prestará atendimento à população, com destaque para a tenda da Ouvidoria, onde a população poderá fazer denúncias, reclamações, elogios e tirar dúvidas sobre serviços e políticas públicas municipais. A tenda da Saúde vai oferecer testes rápidos de glicemia capilar, ISTs, aferição de pressão arterial e a vacina bivalente contra a Covid-19 para idosos maiores de 65 anos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com alto grau de imunosupressão com 12 anos ou mais.

 

Confira aqui a programação da edição especial do Belo Horizonte + Feliz:

 

Domingo, das 9h às 14h

  • Contação de histórias e Biblioteca ao ar livre (equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte).
  • Confecção de brinquedos e brincadeiras populares, com brincantes da Escola Livre de Artes da Secretaria Municipal de Cultura.
  • Cortejo de banda, com performance da Trupe Gaia.
  • Oficina de Malabares, com a Trupe Gaia.
  • Oficina de música do projeto Arte na Saúde
  • Finalização e apresentação dos 30 murais produzidos por ilustradores(as), muralistas e grafiteiros(as). 
  • Pintura livre de dois murais para crianças.
  • Varal de poesias.
  • Aplicação de tatuagens temporárias em crianças.
  • Distribuição de balões do BH + Feliz.
  • Tendas da Saúde e da Cidadania (Ouvidoria Pública).
  • Vivência em Corporeidade.
  •  Aplicação de vacina bivalente em idosos maiores de 65 anos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com alto grau de imunosupressão com 12 anos ou mais.
  • Aferição de pressão e glicemia