Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal completa 125 anos
Foto: Vander Bras

Parque Municipal completa 125 anos

criado em - atualizado em

Uma das primeiras áreas verdes de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no Centro da capital, comemora nesta segunda-feira (26) o 125º aniversário. Para celebrar a data, a Prefeitura de Belo Horizonte promove diversas atividades para toda a família neste sábado (24), a partir das 8h.

Na programação, estão previstas atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, como cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, entre outras. Também acontecerá no Parque a Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que visa promover a geração de trabalho e renda e apoiar os empreendedores locais, com a exposição e comercialização de artesanato, vestuário e alimentação.

Para quem busca um momento de relaxamento, há duas opções: as tradicionais aulas de Lian Gong e de Tai Chi Chuan. Já os mais corajosos vão poder se divertir na Oficina de Escalada oferecida em parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Associação Natividade. A atividade é aberta a crianças e adolescentes (obrigatório o uso de meias) e é destinada àqueles que querem ter o primeiro contato com a escalada esportiva.

A 2ª edição do Estudante + Feliz + Educação na cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, também faz parte das comemorações e oferecerá apresentações de alunos, planetário, exposição de robótica, laboratório de ciências e Museu Itinerante Ponto UFMG. Também faz parte da programação a ação educativa e de conscientização dos riscos e medidas de autoproteção no trânsito em parceria com a Guarda Municipal e uma apresentação da Cantata das Escolas Municipais de BH, às 10h. Na sequência, será oficializada a assinatura de um convênio entre a Fundação de Parques e Zoobotânica e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai levar a Feira de Economia Solidária a vários parques da cidade, uma vez ao mês.

E como presentes para o Parque e para a cidade, a Organização Internacional Nova Acrópole fará o plantio de quatro manacás da serra e fará a recuperação do banco histórico de concreto, em frente ao Teatro Francisco Nunes.

Toda a programação é gratuita e aberta a todos os visitantes. Para acessar o parque, é necessário retirar o ingresso gratuito como medida de controle de zoonoses contra a circulação do vírus da raiva. Para evitar filas e agilizar o acesso, retire antecipadamente o ingresso.

Para acesso do público ao Parque, estão funcionando as portarias da Avenida Afonso Pena 1.377 e a portaria da Avenida dos Andradas.


Sobre o Parque

Inaugurado antes mesmo da então nova capital mineira, em 26 de setembro de 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi criado para ser o maior e mais bonito parque urbano da América Latina e sua estrutura foi inspirada nos parques franceses da Belle Époque.

Patrimônio ambiental mais antigo da cidade, o Parque foi projetado no final do século XIX, em estilo romântico inglês. Seus 182 mil metros quadrados de área abrigam uma rica biodiversidade, com diferentes espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, que contribui para amenizar o clima da região e faz do espaço o “pulmão da cidade”. Além disso, o Parque exerceu e ainda exerce significativa influência cultural e ambiental sobre a cidade e a população de Belo Horizonte, por meio de parcerias com produtores culturais e da realização de atividades de educação ambiental e lazer gratuitos.

História do Parque

Antes de sua implantação, o espaço abrigava a Chácara Guilherme Vaz de Mello, conhecida como Chácara do Sapo. O local serviu de moradia para o próprio Paul Villon e para Aarão Reis, engenheiro chefe da Comissão Construtora, encarregada de planejar e construir a nova capital de Minas Gerais.

Projetado pelo arquiteto e paisagista francês Paul Villon, é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Abriga árvores centenárias, espécies nativas e exóticas, compondo uma flora diversificada, fornecedora de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.

Para os visitantes, o Parque oferece áreas gramadas para descanso, bosques, trilhas ecológicas, lagoas, cascatas, alamedas com pista de caminhada - convidativas também para passeios de bicicleta, equipamentos esportivos como quadra poliesportiva, quadra de tênis e rinque de patinação, além de brinquedos diversos e uma variada programação de eventos gratuitos ao ar livre dentro do Parque. Também estão entre os atrativos os monumentos históricos (Busto de Anita Garibaldi, Bustos de Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima e Bias Fortes) e o Teatro Francisco Nunes.

O Parque e a urbanização

O que pouca gente talvez saiba é que, originalmente, o parque possuía uma área de 600 mil metros quadrados. Ao longo dos anos, contribuindo para a urbanização da cidade, o Parque Municipal perdeu espaços para diversas construções como a Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Saúde do Estado, Moradia Estudantil Borges da Costa, Teatro Francisco Nunes, Colégio Imaco, Palácio das Artes, dentre outros. No entanto, ainda hoje é considerado um importante refúgio da fauna e flora em meia à cidade, ajudando no equilíbrio da atmosfera.

Hoje, como um espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MG), possui área verde preservada, com lagoas e vários locais para atividades de lazer, descanso, esporte e cultura. Cerca de 500 mil pessoas freqüentam e passam pelo espaço, mensalmente.

Parque Municipal na memória dos Belo-horizontinos

O parque também exerce importância na vida social dos cidadãos. É quase impossível falar dele sem lembrar-se dos atrativos que marcaram a infância de várias gerações. Entre eles estão a roda gigante, minhocão e outros brinquedos, além dos barquinhos e os passeios em burros ou cavalos, momento em que os fotógrafos ao estilo Lambe-lambe, característicos do parque, mais registram a pedido das famílias.

Aberto a culturas e personalidades diversas, o Parque Municipal estimula a sua ocupação com atividades gratuitas e diversificadas. Projetos tradicionais integram a agenda, durante todo o ano, como o Projeto Sementes de Poesia (todo 3º domingo do mês), que traz um recital ao ar livre, com microfone aberto à poesia para o público em geral, poetas, leitores e amantes da literatura. Na programação fixa do parque, estão também projetos com terapias holísticas diversas, como Tai Chi Chuan (sextas-feiras e sábados, das 8h às 9h30), Lian Gong (quartas-feiras e sábados, 9h às 10h) e o Projeto Yoga para Todos (todos os domingos, às 9h). Há também a Exposição de plantas medicinais (toda última quinta-feira do mês).

Programação – 125 anos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti

8h às 16h - Feira de Economia Solidária
Feira de artesanato, alimentação e vestuário, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que visa promover a geração de trabalho e renda e apoiar os empreendedores locais.
Local: Largo do Teatro

8h às 9h30 – Aula de Tai Chi Chuan
Aberta a todos os perfis. Use roupas confortáveis.
Local: Praça do Trenzinho

8h às 12h – Estudante + Feliz + Educação na cidade
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, terá planetário, exposição de robótica, laboratório de ciências, Museu Itinerante Ponto UFMG, apresentações dos alunos, ação educativa e de conscientização dos riscos e medidas de autoproteção no trânsito em parceria com a Guarda Civil Municipal de BH, dentre outras atividades.
Local: Praça do Sol

8h às 12h - Rua de Lazer
Promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, contará com cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas e outras brincadeiras.
Local: Praça do Sol

8h30 às 9h30 - Aula de Lian Gong
Aberta a todos os perfis. Use roupas confortáveis.
Local: Pista de Patinação

9h – Ações de cuidado com o parque promovidas pela Organização Internacional Nova Acrópole
Plantio de quatro mudas de manacá da serra, na Galeria da Árvore, e recuperação do banco histórico, em frente ao Teatro Francisco Nunes

9h às 17h – Projeto Clube da Escalada
Oficinas gratuitas de escalada para crianças e adolescentes, com a finalidade de promover o primeiro contato com a escalada esportiva. Necessário o uso de meias.
Local: Praça dos Bancos.

9h às 9h30 e 11h às 11h30 – Trilha Histórica e ambiental no Parque Municipal
Durante o percurso os participantes poderão aprender sobre a história do Parque Municipal Américo Renné Giannetti e como ela dialoga com a história de Belo Horizonte, além do relevante papel ambiental do Parque no coração da cidade.
Duração: 30 minutos
Vagas: 30 pessoas por horário
Ponto de encontro: largo próximo à entrada da Av. Afonso Pena
Necessária inscrição prévia: https://bileto.sympla.com.br/event/66392

10h – Comemoração do Aniversário do Parque
Apresentação da Cantata das Escolas Municipais de BH e assinatura do Termo de Cooperação entre Fundação de Parques Municipais e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Subsecretaria de Trabalho e Emprego, referente à realização das Feiras de Economia Solidária nos parques municipais.
Local: Praça do Sol

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os visitantes.

Por medida de controle de zoonoses contra a raiva, é necessário retirar ingresso gratuito para visitar o Parque. Para evitar filhas e agilizar seu acesso, retire antecipadamente.

Para acesso do público ao Parque, estão funcionando as portarias da Avenida Afonso Pena 1.377 e a portaria da Avenida dos Andradas.