8 November 2024 -
Neste sábado (9), a partir das 8h, o Parque Ecológico e Cultural Fernando Roquete Reis (Ecológico e Cultural Vitória - Rua Magenta, em frente ao 250, Bairro Vitória), na região Nordeste, receberá mais um plantio com 300 novas mudas de espécies diversificadas da Mata Atlântica, todas produzidas pelo Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
A equipe técnica da FPMZB é responsável pela escolha das espécies mais apropriadas, de acordo com as características da área; limpeza, que inclui a roçada e a retirada de material acumulado; além da abertura dos berços que receberão as árvores. Após o plantio, são realizadas manutenções periódicas e acompanhamento do desenvolvimento das mudas. A instituição também é responsável por fornecer os insumos. Dentre as espécies selecionadas, estão tamboril, ingá, aroeira, canafístula e ipê.
Os trabalhos serão realizados por equipes divididas em funções, dentre elas, a fertilização das áreas, transporte do composto até os berços e execução dos plantios. “Esse tipo de ação, além de contribuir para o crescimento das áreas verdes da cidade com melhoria do clima, também trabalha a educação ambiental e desperta na população a sensação de pertencimento, de construção conjunta de uma cidade mais sustentável. A crise climática e os acidentes ambientais estão cada vez mais presentes e precisamos da consciência e da ação de todos para minimizar esses impactos negativos, que afetam toda a nossa cidade e a qualidade de vida da população. Temos trabalhado muito para isso”, explica Gelson Leite, presidente da FPMZB e secretário interino do Meio Ambiente.
A ação contará com a participação de coletivos e também é aberto à participação da comunidade. As orientações práticas com a demonstração de técnicas para plantar são repassadas pelo grupo voluntário Bora Plantar, parceiro da Prefeitura de BH. “Futuramente, quando essas áreas forem realmente florestadas, a cidade terá inúmeros benefícios para as comunidades do entorno. Dentre eles, diminuição de temperatura, produção de frutos, serão locais de abrigo para diferentes espécies de animais, além do embelezamento desses locais”, explica o coordenador do grupo Bora Plantar, César Pedrosa.
O plantio é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e o coletivo Bora Plantar. Conta, ainda, com patrocínio do evento “Rock and Ride”.