Pular para o conteúdo principal

Quatro pessoas sentadas. Três de lado e uma de frente em uma sala do Centro de Operações da Prefeitura
Foto: Divulgação/PBH

Parceria vai promover troca de experiências entre BH e Cidade do México

criado em - atualizado em

Estabelecer uma parceria de cooperação bilateral entre Belo Horizonte e a Cidade do México, com foco na troca de experiências de sucesso voltadas para a área da segurança urbana. Este foi o principal objetivo da visita técnica feita pelo secretário de Relações Internacionais da Cidade do México, Bráulio Antônio Díaz Castro, ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) na tarde desta quinta-feira, dia 9.
 

Diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro apresentou o espaço a Bráulio Díaz e explicou como são realizadas as ações integradas de gestão da cidade e o planejamento para o enfrentamento de imprevistos, na Sala de Controle. “O fato de existir, segundo ele nos relatou, um Centro de Operações bastante semelhante na Cidade do México, possibilita que essa troca de conhecimentos seja muito enriquecedora para ambas as partes, inclusive também no campo da mobilidade e da defesa civil”, destacou Geórgia.
 

Bráulio Díaz se comprometeu a ser um facilitador no estabelecimento de contatos entre os gestores da Cidade do México e a equipe do COP-BH, para que haja uma troca de conhecimentos de práticas exitosas entre os diversos órgãos, que atuam de forma conjunta para assegurar a agilidade na solução de problemas do cotidiano da cidade.
 

Pela manhã, Bráulio Díaz participou do Fórum BH Global: Cidades Globais do Futuro, um evento organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae/ BH.
 

O representante da Cidade do México é coordenador do Projeto ALLAS, que defende o desenvolvimento sustentável e a adoção de boas práticas de sustentabilidade urbana na Europa e na América Latina, na gestão de resíduos, eficiência energética, mobilidade sustentável e manejo de bacias hidrográficas, entre outros temas.
 

A missão da Cidade do México e Projeto ALLAs (Aliança Euro-Latinoamericana de Cooperação entre Cidades) a Belo Horizonte é resultado da articulação da PBH, por meio da Diretoria de Relações Internacionais da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos.
 

Além da participação no Fórum BH Global, a missão tem como objetivo a identificação de oportunidades e sinergias entre as duas cidades, tanto entre as gestões municipais quanto para instituições e ecossistemas dos dois territórios. A área de segurança pública foi identificada como uma estratégica e potencial frente de cooperação, tendo a visita técnica ao COP como sequência a essa perspectiva. A cooperação internacional e a troca de experiências possibilitam que Belo Horizonte se posicione na vanguarda de soluções para a segurança da cidade.