Pular para o conteúdo principal

Fachada do BH Resolve
Foto: Adão de Souza

Para evitar aglomerações, atendimento no BH Resolve é feito com hora marcada

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte orienta a população a comparecer ao BH Resolve somente mediante agendamento on-line – e após conferir se o serviço desejado só pode ser solicitado presencialmente ou se deve ser feito pelos canais eletrônicos (portal da Prefeitura ou PBH APP). Para essa consulta, basta acessar o Portal de Serviços e selecionar o serviço que precisa.

 

Reaberto desde 28 de setembro, o BH Resolve segue atendendo demandas específicas que não podem ser feitas pela internet ou aquelas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 83 serviços estão sendo ofertados na unidade.

 

“A pandemia está novamente em aceleração na capital e todas as medidas de distanciamento devem ser adotadas, incluindo deslocamentos desnecessários. Por isso, os cidadãos devem aproveitar os serviços disponibilizados pela internet, solicitando-os na segurança do lar”, destaca o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos. 

 

Segundo o secretário adjunto, nos últimos quatro anos a Prefeitura ampliou gradativamente os serviços on-line, o que contribuiu nesse processo. “Dos 755 serviços disponibilizados no BH Resolve antes da Covid-19, 85% já podia ser solicitado eletronicamente. Para os outros 15%, parte não houve necessidade para disponibilização digital, como biometria do TRE (suspensa) e o cartão de benefício para idoso (pode ser substituído pelo RG no ônibus)”, informa Mattos. 

 

Mais de 1 mil serviços estão disponíveis no Portal da Prefeitura e outros 70 no PBH APP. Somente durante a pandemia, a Prefeitura antecipou a disponibilização on-line de 97 de serviços para a população. Um exemplo é o Formulário de Identificação do Condutor Infrator, serviço que pode ser feito totalmente on-line.

 

 

Instruções para atendimento no BH Resolve

Para marcar dia e horário (dias úteis, entre 8h e 17h), é necessário que o cidadão acesse este link. No dia do atendimento, o acesso se dará exclusivamente pela portaria da rua dos Caetés, 342, Centro, com a adoção de controle de fluxo de entrada e saída e medidas de distanciamento. A entrada só é permitida com 15 minutos de antecedência do horário marcado e pessoas sem agendamento não terão acesso ao local.

 

O BH Resolve não está atendendo serviços de emissão de guias da Secretaria de Fazenda, como a de IPTU. Para impressão gratuita dessas guias, o cidadão deve acessar o Portal da Prefeitura ou fazer o pedido em alguma unidade dos Correios.

 

 

Protocolos

  • Regras foram criadas para a segurança dos cidadãos e também dos funcionários e colaboradores, como medidas de constante higienização e distanciamento.
     
  • O BH Resolve não será mais um local de livre acesso. Para entrar na unidade o cidadão deve necessariamente agendar o serviço.
     
  • O cidadão só poderá entrar na unidade 15 minutos antes do horário agendado para o atendimento. 
     
  • Nos casos de atendimentos agendados entre 8h e 8h15min, o acesso será permitido somente as 8 h. 
     
  • É vedado o acesso de acompanhantes, exceto nos casos de necessidade comprovada. Na hipótese de agendamento para mais de um serviço, o cidadão poderá permanecer no BH Resolve se o intervalo de tempo entre os agendamentos for de no máximo 30 minutos.
     
  • É vedada a permanência na unidade após a finalização do atendimento.
     
  • O uso adequado de máscara e higienização das mãos com álcool 70% é obrigatório para acesso e permanência no BH Resolve.
     
  • A Prefeitura adotará as medidas necessárias para realizar o atendimento de forma segura, nomeadamente, respeitando o distanciamento entre os trabalhadores e os cidadãos, disponibilizando álcool 70% para higienização das mãos e intensificando a frequência da limpeza do ambiente.