4 Abril 2025 -
A Subcontroladoria de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM/SUOUVI), mandatária da Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir-MG), promoveu, nesta quinta-feira (3), o seminário Ouvidoria Day, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O evento, realizado no auditório do TCEMG, integrou as comemorações do Dia Nacional do Ouvidor, celebrado anualmente em 16 de março.
Com o tema “A ouvidoria como ferramenta de participação social”, o seminário reuniu ouvidores de diversos órgãos públicos do país, além de representantes do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Rede Mineira de Ouvidorias — instância que fomenta a integração entre ouvidorias no Estado.
A abertura oficial foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Durval Ângelo, com pronunciamento do Subcontrolador de Ouvidoria de Belo Horizonte, Gustavo Nassif, que representou todos os membros da Rede Ouvir-MG. Nassif também participou do painel “Comunicação e Tecnologia”, ao lado do ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ederson Patrick Machado e contribuiu com a palestra sobre o tema “Ouvidoria, Comunicação e Confiança”.
Em sua fala, Gustavo Nassif trouxe reflexões sobre os desafios da confiança em um mundo moldado por profundas transformações tecnológicas e sociais. Abordando a relação entre democracia, cidadania e comunicação, o subcontrolador destacou a importância de uma escuta pública mais assertiva e humanizada em meio à crescente digitalização dos serviços públicos.
O seminário contou ainda com a presença de autoridades de destaque no campo da ouvidoria pública, como o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco; o ouvidor do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador Flávio Boson Gambogi; o ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Miguel Ângelo de Alvarenga; e a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Gabriela Câmara Siqueira.
O Ouvidoria Day reafirmou o compromisso das instituições públicas com a escuta qualificada e o fortalecimento da participação cidadã, promovendo debates sobre inovação, transparência e o papel estratégico das ouvidorias em um cenário cada vez mais digital e interconectado.