4 Abril 2025 -
A atuação da Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) foi apresentada nesta quinta-feira (3), no evento “Ouvidoria Day”, promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Rede Mineira de Ouvidores. Com a temática “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação Social”, a edição anual do evento foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, região Centro-Sul da capital.
Rodrigo Xavier, ouvidor da Guarda Civil Municipal abordou a experiência da ouvidoria no painel “Cases de Ouvidorias”, que também contou com as exposições das ouvidorias da Copasa, Prefeitura de Itabirito e Ministério Público de Minas Gerais.
Na ocasião, o ouvidor pontuou a importância da implantação, em janeiro deste ano, do projeto Ouvidoria Móvel, que tem por objetivo ampliar e facilitar o atendimento presencial da Ouvidoria da Guarda Municipal aos cidadãos e servidores. “Tivemos a oportunidade de reafirmar que a relevância da Ouvidoria da GCMBH vai além da simples resolução de demandas, funcionando também como uma ferramenta de gestão, ao fornecer dados, informações e apontamentos técnicos que auxiliam no aprimoramento das práticas e políticas internas da corporação. Dessa forma, a Ouvidoria fortalece a participação social, permitindo que os cidadãos exerçam um papel ativo na construção de uma segurança pública mais eficaz e alinhada com as necessidades da comunidade”, destacou.
Como falar com a Ouvidoria da GCMBH
A Ouvidoria da GCMBH foi criada pela mesma legislação que instituiu a Guarda há 22 anos (Lei 8.486). Cabe à ouvidoria a competência para acolher os cidadãos dispostos a se manifestarem, de forma anônima ou não, registrando suas avaliações e sugestões para a melhoria do serviço público.
Os contatos do cidadão com a Ouvidoria da GMBH podem ser feitos de quatro formas. Uma delas é pela internet, acessando a Ouvidoria da Prefeitura, onde se abrirá uma tela, orientando o passo a passo do registro. A pessoa pode optar por se dirigir ao BH Resolve e fazer seu pedido com a ajuda do atendente. Outra opção é ligar para o Disque 156. Outro caminho é comparecer à Rua dos Carijós, 126, 13º andar, no Centro.