Pular para o conteúdo principal

Ouvidoria da Guarda Municipal participa de evento do Tribunal de Contas de Minas
Daniele Fernandes

Ouvidoria da Guarda Municipal participa de evento do Tribunal de Contas de Minas

criado em - atualizado em

A atuação da Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) foi apresentada nesta quinta-feira (3), no evento “Ouvidoria Day”, promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Rede Mineira de Ouvidores. Com a temática “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação Social”, a edição anual do evento foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, região Centro-Sul da capital. 

Rodrigo Xavier, ouvidor da Guarda Civil Municipal abordou a experiência da ouvidoria no painel “Cases de Ouvidorias”, que também contou com as exposições das ouvidorias da Copasa, Prefeitura de Itabirito e Ministério Público de Minas Gerais. 

Na ocasião, o ouvidor pontuou a importância da implantação, em janeiro deste ano, do projeto Ouvidoria Móvel, que tem por objetivo ampliar e facilitar o atendimento presencial da Ouvidoria da Guarda Municipal aos cidadãos e servidores. “Tivemos a oportunidade de reafirmar que a relevância da Ouvidoria da GCMBH vai além da simples resolução de demandas, funcionando também como uma ferramenta de gestão, ao fornecer dados, informações e apontamentos técnicos que auxiliam no aprimoramento das práticas e políticas internas da corporação. Dessa forma, a Ouvidoria fortalece a participação social, permitindo que os cidadãos exerçam um papel ativo na construção de uma segurança pública mais eficaz e alinhada com as necessidades da comunidade”, destacou.

Como falar com a Ouvidoria da GCMBH

A Ouvidoria da GCMBH foi criada pela mesma legislação que instituiu a Guarda há 22 anos (Lei 8.486).  Cabe à ouvidoria a competência para acolher os cidadãos dispostos a se manifestarem, de forma anônima ou não, registrando suas avaliações e sugestões   para a melhoria do serviço público. 

Os contatos do cidadão com a Ouvidoria da GMBH podem ser feitos de quatro formas. Uma delas é pela internet, acessando a Ouvidoria da Prefeitura, onde se abrirá uma tela, orientando o passo a passo do registro. A pessoa pode optar por se dirigir ao BH Resolve e fazer seu pedido com a ajuda do atendente. Outra opção é ligar para o Disque 156. Outro caminho é comparecer à Rua dos Carijós, 126, 13º andar, no Centro.