Pular para o conteúdo principal

Álvaro Damião reafirma investimentos na Guarda Municipal em celebração pelos 22 anos da corporação
Júnia Garrido/PBH

Álvaro Damião reafirma investimentos na Guarda Municipal em celebração pelos 22 anos da corporação

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião participou nesta segunda-feira (25) da abertura das comemorações pelos 22 anos da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH). Na solenidade de Troca da Bandeira, na Praça da Bandeira, região Centro-Sul, Damião reafirmou o compromisso de investir na estrutura operacional da corporação.  

“Nós não vamos nos omitir na segurança pública, que é nosso dever também. Não vou usar aquele discurso que segurança é dever do Estado. Vamos trabalhar em parceria com o Estado, com a Polícia Militar, para continuarmos sendo a melhor Guarda Civil Municipal do Brasil”.

A Guarda está com um novo direcionamento estratégico da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. Todos os 67 carros que fazem a prevenção nas ruas de Belo Horizonte serão equipados com celas. São cerca de 2,5 mil agentes atuando nas ruas e mais 500 foram convocados para compor a Guarda. Estão sendo investidos R$ 5 milhões na aquisição de equipamentos.

A programação do aniversário inclui a realização de um Culto Ecumênico, nesta segunda, no auditório da sede da corporação. O encerramento das atividades será no próximo domingo (31), com a Corrida da Guarda Civil Municipal.

Estrutura

Criada em 2003, a GCMBH realiza patrulhamentos a pé, de bicicleta, em viaturas e motocicletas, além de atuar em bases fixas posicionadas estrategicamente em locais de grande fluxo de pessoas e durante eventos.

A missão central é a proteção preventiva da população, promovendo a segurança comunitária, a cidadania e o bem-estar por meio de ações integradas de patrulhamento e fiscalização.

Além do patrulhamento comunitário, os agentes atuam no trânsito, no apoio às fiscalizações das secretarias de Política Urbana e Saúde, dentre outras. Esse trabalho é fortalecido pelo Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que monitora quase 5 mil câmeras em toda a cidade.

Em 2025, a instituição também ampliou o patrulhamento em bicicletas, incorporou 35 novos profissionais após seis meses de capacitação e recebeu reforço de 137 veículos à frota.

“É uma grande honra participar deste fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal. Uma instituição que cresce a cada ano, com profissionalismo e dedicação, prestando sempre o melhor serviço à população. Sob a liderança do prefeito Álvaro Damião, seguimos firmes no compromisso de estruturar, capacitar e qualificar ainda mais a nossa Guarda, para garantir uma cidade cada vez mais segura”, ressalta o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato

Ações intersetoriais

Mais do que garantir a segurança, a Guarda Municipal, de forma sistemática, fortalece sua relação com a comunidade. Ao integrar segurança com educação, cultura, esporte e políticas sociais, a corporação reafirma seu papel como força essencial para a construção de uma cidade mais justa, segura e inclusiva.

Entre os destaques estão:

• Patrulha Escolar: rondas preventivas em escolas e palestras sobre bullying, cyberbullying e cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
• Patrulha SUS: patrulhamento preventivo em todas as unidades de saúde do município, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.
• Combate ao furto de cabos: operações como COP-BH, BHTrans, Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Polícia Militar, Polícia Civil, Cemig e as operadoras de telefonia no combate ao furto de cabos de telefonia e semáforos.
• Grupo Especializado de Proteção à Mulher (GEPAM): criado em 2023, atua em ações preventivas, educativas e de atendimento direto a vítimas de violência.
• Banda de Música da GCMBH: fundada em 2007, promove apresentações oficiais e comunitárias.
• Ações ambientais: resgate de animais domésticos e silvestres em risco, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
• Operação Viagem Segura: reforça a segurança dos usuários do transporte coletivo, prevenindo furtos, roubos e depredações.

Júlio César Pereira de Freitas, comandante da Guarda Municipal, ressalta que o aniversário de 22 anos da corporação é um importante momento de reconhecer uma trajetória marcada pelo compromisso com a cidade e pela dedicação de homens e mulheres que escolheram servir e proteger. “Ao longo dessas mais de duas décadas, nossa corporação evoluiu, se fortaleceu e consolidou como uma instituição cidadã, próxima da população e sempre pronta para atuar em defesa do bem comum. Este aniversário é, acima de tudo, um marco de conquistas coletivas e de orgulho para todos nós”.