Pular para o conteúdo principal

Imagem de todos os componentes da Orquestra Sinfônica no palco de um teatro

Orquestra Sinfônica vai à Praça JK como parte do aniversário de BH

03/12/2019 | 17:43 | atualizado em 08/12/2019 | 16:55

No domingo, dia 8 de dezembro, a Praça JK sedia o concerto ao ar livre da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com regência de Silvio Viegas. A apresentação começa às 11h e integra as comemorações do 122º aniversário de Belo Horizonte. O programa traz sucessos do compositor e maestro americano John Williams, com músicas que marcaram o cinema nas trilhas de “A Lista de Schindler”, “Superman” e “Star Wars”, além de compositores como Tchaikovsky, Ravel e Natalino. O evento é gratuito e é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

A secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, destaca que o aniversário de Belo Horizonte é um momento de entrega de projetos importantes para a capital. “Além do lançamento do Circuito Municipal de Cultura e a realização da 6ª edição do Descontorno Cultural, a programação de aniversário traz atrações culturais potentes da cidade. É uma alegria ter a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, essencial na difusão da música erudita no estado, nesta programação com um concerto ao ar livre em uma praça pública para a cidade”, destaca Moulin.

 

Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela Fundação. 

 

A Orquestra mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular, com a série Sinfônica Pop. Já estiveram à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais os regentes Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.

 

 

Silvio Viegas

Silvio Viegas é o atual regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Mestre em regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, esteve à frente das orquestras Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Sinfônica Brasileira; Filarmônica do Amazonas; Sinfônica de Roma e da Arena de Verona (Itália); Sinfônica do Teatro Argentino de La Plata e Sinfônica do Sodre (Uruguai), entre outras. É também professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Aniversário de Belo Horizonte

Os 122 anos de Belo Horizonte serão festejados com uma programação cultural e turística gratuita, de 6 a 15 de dezembro. A agenda inclui shows, espetáculos de teatro, performances, batalhas de rap, concertos e atividades de diversas linguagens artísticas, que ocuparão ruas, praças e espaços culturais municipais em todas as regionais da capital.

 

Um dos destaques é o show de Jorge Ben Jor, no dia 12, na Praça da Estação. Na programação estão o lançamento do Circuito Municipal de Cultura, a 6ª edição do Festival Descontorno Cultural, o concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Final Nacional do Duelo de MCs, além de diversas atividades turísticas como palestras e city tour.

 

Os eventos são realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). A programação é gratuita e pode ser consultada no Portal de Belo Horizonte.


Últimas Notícias

Jovens jogam futebol em quadra Prefeitura inicia projeto de esportes para jovens em conflito com a lei

Os jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas terão oportunidade de frequentar, gratuitamente, oficinas esportivas.

13/12/2019 | 17:05
Prédio comercial na rua Caetés Comerciantes comemoram antecipação do décimo terceiro salário pela Prefeitura

A expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 105 milhões na economia da capital.

13/12/2019 | 11:35