Pular para o conteúdo principal

Agente de trânsito com capa de chuva acompanha alunos que atravessam a faixa de pedestre em direção à escola, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Operação volta às aulas começa na segunda-feira, dia 4/2

criado em - atualizado em
Com o tema “Dê uma Lição de Gentileza”, a BHTrans começa a Operação Volta às Aulas a partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro. A operação consiste no monitoramento do sistema viário nas regiões das escolas públicas e privadas, em ações de fiscalização nas áreas de abrangência dos estabelecimentos escolares, adoção de medidas operacionais, como avaliação antecipada da sinalização existente nesses locais e um trabalho de conscientização de pais e alunos.
 
A Operação Volta às Aulas visa garantir a segurança dos estudantes, seus responsáveis, a comunidade escolar e demais usuários da via, além de propiciar a fluidez no trânsito de veículos particulares e de transportadores escolares. São estimulados o respeito às leis de trânsito, o correto posicionamento dos veículos nas portas das escolas, o comportamento seguro para o embarque e desembarque dos estudantes e a adoção de atitudes que contribuam com a melhoria da mobilidade no entorno das escolas e na cidade em geral. As ações acontecem em 40 escolas em vários bairros da cidade até o dia 19 de fevereiro.
 
Será realizado atendimento à imprensa na segunda-feira, 4/2, das 6h30 às 7h30, no Colégio Santo Agostinho – (rua Aimorés, entre avenida Amazonas e rua Mato Grosso, no Santo Agostinho). 
 
Também haverá atendimento à imprensa entre 11h30 e 13h30, no Colégio Arnaldo, na portaria da rua Ceará, 864, Funcionários
 
 

A operação 

Os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (UIT) – BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar - irão operar o tráfego na porta das escolas e orientar sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar seus filhos para a escola.
 
Veja algumas dicas importantes:
 
Para motoristas e pedestres
Na porta da escola:
 
- Nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestre;
 
- Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;
 
- Atravesse sempre na faixa de pedestre, pois é mais seguro;
 
- Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua;
 
- Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes;
 
- Não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem.
 
 
Novatos na escola
- Conheça com antecedência as principais ruas e avenidas de acesso à escola, além das vias locais, identificando lugares com vagas de estacionamento livre ou rotativo. Isso dá liberdade àqueles que desejam levar seu filho até a área interna da instituição de ensino;
 
- Mudança de série e de sala: certifique-se com a escola onde será a nova sala de aula de seu filho e se há um responsável que possa encaminhá-lo. Isso permite um gerenciamento melhor do tempo gasto na parada ou no estacionamento nas imediações e contribui para melhor mobilidade de todos;
 
- Deixe o material escolar de forma mais acessível para a hora do desembarque. 
 
 
No trânsito
- No carro, use sempre o cinto. O cinto de segurança reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais e deve ser usado tanto nos bancos da frente, quanto nos bancos de trás, mesmo em trajetos curtos;
 
- Use o cinto de segurança corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;
 
- As gestantes devem usar sempre o cinto, abaixo da barriga. Ele protege a mãe e o bebê;
 
- Crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.
 
- Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;
 
- Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.

 

Educação para o trânsito 

Um trabalho educativo permanente complementa as ações desenvolvidas pela empresa. Em 2018, 10.905 jovens participaram do Programa Jovem e a Mobilidade. Nossa equipe de arte-educação foi a 123 escolas, estimulando os alunos a refletirem sobre a sustentabilidade do trânsito de Belo Horizonte e formas seguras de se deslocarem em automóvel, motocicleta, de ônibus, a pé e de bicicleta. Além disso, 225 professores de 10 escolas participaram das oficinas de formação para incluírem esses temas nas suas aulas e projetos.
 
 

Transporte Escolar

Uma van com 12 crianças pode representar até 11 veículos particulares a menos próximo à escola. Isso alivia o trânsito, principalmente nos horários de pico. 
 
 Há 20 anos, a BHTrans gerencia o Transporte Escolar na capital. É preciso observar alguns fatores importantes na contratação do serviço para não cair nas mãos do transporte clandestino:
 
- Procure o selo da BHTrans no para-brisa do veículo;
 
- Motoristas do Transporte Escolar devem portar o Registro de Condutor (crachá de identificação) da BHTrans e a Autorização de Tráfego; 
 
- Confirme se o serviço oferece um acompanhante (ou monitor). A presença desse profissional é obrigatória para veículos com capacidade superior a 20 lugares;
 
- Se o serviço possuir um acompanhante, ele também deve estar cadastrado na BHTrans e possuir o Registro de Acompanhante.
 
- É obrigatório que o prestador de serviço de Transporte Escolar firme um contrato com os pais ou responsáveis pela criança.
 
Exija que os veículos tenham cadeirinha para transporte de crianças com até quatro anos de idade.
 
Certifique-se de que o veículo do Transporte Escolar tenha o cinto de segurança nos bancos e que estejam em bom estado de conservação e funcionamento. O cinto é fundamental para proteger o seu filho em caso de acidentes. Importante lembrar também que a legislação não permite que crianças sejam transportadas no colo.
 
 

Parceria com as escolas

Nas operações de Volta às Aulas, a BHTrans trabalha em conjunto com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG), conscientizando a comunidade escolar em prol da educação no trânsito e da mobilidade urbana. A parceria promove ainda a participação dos estudantes da rede particular em programas de educação de trânsito desenvolvidos pela BHTrans e já bastante difundidos entre instituições públicas de ensino. 
 
Verificando alguma irregularidade, denuncie na página da BHTrans, no Fale Conosco.