Pular para o conteúdo principal

Operação Oxigênio contribui para a melhoria da qualidade do ar de BH

criado em - atualizado em

Para combater a poluição veicular e proporcionar melhor qualidade do ar, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza a Operação Oxigênio, com blitzen em corredores de tráfego na cidade e nos pontos finais e estações de ônibus. Após as abordagens em caminhões, ônibus, utilitários e escolares, fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar, inspecionam os veículos e verificam o nível de emissão e cor da fumaça. A Operação Oxigênio é coordenada pela Subsecretaria de Fiscalização da PBH. 

Para o subsecretário de Fiscalização, José Mauro Gomes, além do ganho ambiental, manter o veículo em bom estado de conservação é benéfico para o proprietário. "Quanto menor o índice de fumaça, melhor para o motorista e para os cidadãos de Belo Horizonte. O contrário gera aumento da poluição do ar e é sinônimo de que há algum problema mecânico com o veículo. O equipamento utilizado durante a operação detecta a coloração da fumaça, emitida em cinco níveis”, explicou. 

O subsecretário acrescentou ainda que o foco da operação não é multar, mas orientar o motorista sobre a importância de manter o veículo dentro dos limites permitidos e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade do ar para toda a população. 

Márcio José Carvalho é motorista de uma empresa de transporte e foi reprovado no teste da Operação Oxigênio, já que o caminhão não estava dentro dos limites permitidos. “Infelizmente, não fui aprovado, mas com certeza farei os ajustes necessários, pois precisamos contribuir um pouco para o meio ambiente”, relatou.  

O responsável pelo veículo irregular é autuado e têm até 15 dias para providenciar a manutenção. Depois, é preciso comprovar que a situação foi regularizada, marcando uma vistoria no Ponto Fixo da Prefeitura, localizado no bairro Coração Eucarístico. O espaço realiza a inspeção veicular e também contempla veículos para vistoria espontânea, de caráter preventivo e sem punição. Em ambos os casos, é necessário agendar a inspeção. O serviço é gratuito.  

Operação Oxigênio 

Variação da multa na primeira constatação de irregularidade: R$ 408,83 a R$ 4.169,92

Endereço do Ponto Fixo: Via Expressa, 3.200, bairro Coração Eucarístico

Telefone para agendamento de vistorias: (31) 3246-0193

Denúncia de irregularidades: Telefone 156 (informar número da placa do veículo)