Pular para o conteúdo principal

Operação Natal Seguro da PBH começa nesta quinta-feira (1º)
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Operação Natal Seguro da PBH começa nesta quinta-feira (1º)

criado em - atualizado em

Começa nesta quinta-feira (1ª) a Operação Natal Seguro/2022 da Prefeitura de Belo Horizonte para dar mais segurança a quem vai transitar pelo Centro da capital neste final de ano. Entre as medidas que serão adotadas estão o reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal e o uso de bodycam com monitomento das imagens captadas pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). 

O prefeito Fuad Noman destacou a importância dos guardas municipais para trazer tranquilidade e segurança para as pessoas que vão circular com maior frequência nas próximas semanas, principalmente, por causa das compras de Natal. “Temos trabalhado com empenho por uma cidade mais feliz. E, para ser mais feliz, a cidade também tem que ser mais segura. Ter uma Guarda Municipal tão qualificada, comprometida e empenhada, como é a nossa, nos permite garantir à população de BH um Natal feliz, com segurança, e um fim de ano com muita diversão e tranquilidade.”

Parte dos guardas municipais usarão bodycams durante o patrulhamento, equipamento que será testado como ferramenta para aumentar a capacidade de fiscalização do poder público e para acompanhar as tarefas realizadas pela Guarda Municipal no atendimento à população. As imagens captadas pelas câmeras portáteis serão gravadas, sendo mantidas em banco de dados da corporação, para futuras consultas. 

Os guardas municipais contarão ainda com as orientações recebidas por parte da equipe que atua no monitoramento de imagens captadas pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com 3.200 câmeras espalhadas pela cidade, utilizadas para otimizar as rondas preventivas. 

Os locais definidos como ponto de atenção são aqueles onde os registros de ocorrências de roubos e furtos são mais constantes, como a Praça Sete e a Praça da Estação. Nos pontos de ônibus e corredores de embarque do Move (como o da avenida Santos Dumont), os guardas municipais estarão presentes para garantir o embarque seguro dos passageiros e a tranquilidade dos motoristas. A área de abrangência da operação será ampliada estrategicamente até a região da Lagoinha, abrangendo a Praça Vaz de Melo e a Praça do Peixe e a passarela do metrô. 

O secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, explicou que as ações serão direcionadas para o combate à desordem urbana com reflexo na redução dos crimes. Segundo ele, as intervenções deverão ser menos reativas e mais estratégicas. “Como o período registra maior circulação de dinheiro, motivado pelas compras de presentes, estaremos lançando um olhar mais amplo sobre a área do hipercentro, onde cada setor irá cumprir papel no combate a diferentes problemas, seja no quesito da segurança, da fiscalização, da limpeza, entre outros”. 

Números 

A Operação Natal Seguro ocorrerá durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana, se estendendo até 15 de janeiro de 2023, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Haverá 150 guardas municipais e 70 agentes de apoio de fiscalização envolvidos diariamente no monitoramento do hipercentro. A atuação se dará de forma integrada entre eles, contando também com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana. 

Caberá aos guardas municipais fazer rondas preventivas a pé e em viaturas para inibir a ação de ladrões e golpistas, fazer visitas a estabelecimentos comerciais, combater a desordem urbana (como pichações, depredações e outros danos ao patrimônio público), fazer abordagens educativas aos transeuntes para a entrega de folhetos com dicas de autoproteção contra furtos e outros delitos, e também observar o respeito às leis de trânsito. 

A equipe de apoio da fiscalização estará empenhada em coibir a atuação de vendedores clandestinos e de observar casos de desrespeito ao Código de Posturas, como a ocupação irregular de passeios com mesas ou mercadorias. Já a SLU, será acionada sempre que as equipes localizarem situações de descarte irregular de lixo ou entulho, para providenciarem a remoção.