Pular para o conteúdo principal

Ilustração do desvio de obra na Avenida Vilarinho
Arte de Divulgação

Operação Especial de Trânsito e Transportes para obras na Avenida Vilarinho

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que em função da realização de obras na Avenida Vilarinho, o trecho entre as ruas Alfredo Santos Neves  e Valter Campolina Diniz, no sentido Bairro/Centro, será interditado a partir desta quarta-feira (3).

 

A interdição no trecho ocorre para viabilizar as obras de implantação dos reservatórios profundos Vilarinho 2 e Nado 1. Iniciados em abril de 2021, os reservatórios têm a função de mitigar as inundações recorrentes na avenida Vilarinho e rua Dr. Álvaro Camargos, região de Venda Nova. Esta é a terceira frente de obras de otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro executada pela atual gestão municipal. Cada reservatório terá capacidade de armazenar 115 milhões de litros de água cada um, totalizando 230 milhões de litros. O prazo de execução dos trabalhos é de 36 meses. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 124,6 milhões neste empreendimento, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal. 

 

A liberação dos trechos ocorrerá de acordo com a necessidade para o andamento  das obras. 

 

Alterações de Trânsito

 

A partir de quarta-feira (3):

 

Fechamento da avenida Vilarinho, entre as  ruas Alfredo Santos Neves  e Valter Campolina Diniz, no sentido Bairro / Centro.

 

Os veículos serão desviados para trafegar em contra fluxo, devidamente sinalizado, na outra pista da Avenida Vilarinho, no sentido Centro/Bairro. A pista irá operar com duas faixas para cada sentido de trânsito e será proibido o estacionamento no trecho para garantir a fluidez do tráfego.

 

Será realizada sinalização para orientar o caminhamento dos pedestres.

 

Transporte coletivo

 

Em virtude da interdição de trânsito a estação MOVE Candelária ficará totalmente desativada. Os usuários deverão realizar o embarque e desembarque nas estações mais próximas, Estação de Integração Venda Nova ou Estação MOVE Minas Caixa. Outros dois pontos de ônibus com linhas municipais e metropolitanas serão realocados para antes/depois do trecho em obras.

 

No interior dos ônibus dessas linhas haverá cartazes com informações, que também serão afixados junto aos pontos de ônibus desativados.