Pular para o conteúdo principal

Ônibus mais confortáveis começam a circular na capital

criado em - atualizado em

Começaram a circular nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, novos ônibus do sistema de transporte municipal de Belo Horizonte. Os veículos contam com ar-condicionado e suspensão a ar. Os ônibus foram apresentados à população pelo prefeito Alexandre Kalil e pelo presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, na Estação São Gabriel.

 

Com os dispositivos de suspensão a ar, os usuários ganham mais conforto, pois a suspensão proporciona uma maior suavidade no balanço do veículo, deixando a viagem mais agradável. O ar-condicionado é uma reivindicação antiga dos usuários e, a partir de agora, atendendo ao Decreto nº 16.568, de 2017, todos os novos veículos que forem adquiridos para o sistema de transporte de Belo Horizonte terão ambos os equipamentos.

 

Segundo o prefeito Alexandre Kalil, que além de apresentar os novos ônibus, embarcou em um dos veículos e percorreu parte do trajeto da linha, toda a cidade será contemplada com os benefícios trazidos pela nova frota. “Até dezembro deste ano, 250 novos ônibus já estarão rodando na periferia de Belo Horizonte. No ano que vem, serão mais 500, até completar toda a frota. Foi feito um grande investimento pelas concessionárias e nós estamos fazendo o recapeamento de vias para garantir a qualidade da viagem e isso é motivo de orgulho. Fico muito feliz em poder ajudar o povo a ter mais conforto”, afirmou o prefeito.

 

A aposentada Nilza Damasceno mora no bairro São Gabriel. Usuária da linha 815 aprovou as melhorias. “Isso aqui foi uma benção. Eu gostei demais, pois todo mundo vai ficar mais feliz dentro desses ônibus”, disse a aposentada, logo na primeira viagem feita com o novo veículo na linha que liga a Estação São Gabriel ao bairro Paulo VI.

 

No mesmo ônibus, o cobrador Alexander José também festejou a novidade: “Acho que um ônibus mais confortável faz muita diferença. Os passageiros ficam mais tranquilos e a gente acaba fazendo um trabalho melhor. Passamos boa parte do dia em um trânsito complicado e, na época do calor, o ar-condicionado vai ajudar demais”.

 

Novo visual

Os novos ônibus da capital contam com visual exclusivo, nas cores azul e cinza, os 70 novos veículos já começam a circular em 23 linhas diferentes e irão atender a todas as regiões da cidade. “Nós estamos seguindo uma padronização nova e, ao longo do tempo, toda a frota terá esse padrão, exceto para o MOVE.”, explicou o presidente da BHTrans, Célio Bouzada. Nesta quinta-feira, 30 desses veículos já começaram a circular, e os outros 40 veículos começam a operar na próxima semana. Gradativamente, mais ônibus novos serão inseridos no sistema.

 

Confira abaixo as primeiras linhas a circularem com os novos ônibus:

 

607 - Estação Vilarinho / Esplendor

615 - Estação Pampulha / Céu Azul B

617 - Estação Pampulha / Piratininga via Rio Branco

1404B - Estrela do Oriente / Jardim Inconfidência

4110 - Dom Cabral / Belvedere

4111 - Dom Cabral/ Anchieta

815 - Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI

4802A - Pindorama/ Boa Vista