10 January 2025 -
O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, está utilizando ferramentas para otimizar o uso de leitos e reduzir o tempo de internação dos pacientes no setor de clínica médica. Com isso, é possível a liberação de vagas de forma mais ágil e oportuna para garantir toda a assistência necessária aos usuários. Atualmente, o tempo médio de permanência em um leito é de cerca de 7 dias. Antes do uso das estratégias, em 2023, o período era de aproximadamente 9 dias. Ou seja, já houve uma redução de 20% da ocupação.
Para se ter uma ideia, essa diminuição da ocupação equivale à disponibilização de 12 novos leitos de internação. Assim, é como se a clínica médica – que conta com 57 leitos – atuasse com 69, ampliando a capacidade assistencial. Para essas melhorias foram realizadas reuniões com as equipes médica, multiprofissional e de residentes; a definição de leitos para atuação de cada profissional, facilitando a comunicação entre equipes e pacientes/ familiares; e a elaboração de um checklist diário de planejamento do cuidado, por exemplo. Para a Superintendente do HOB, Taciana Malheiros, esse resultado já significa uma melhoria no cuidado prestado no hospital.
“Todas essas ações contribuem na organização dos fluxos assistenciais, reduzindo os riscos e aumentando a segurança do paciente. Portanto, a gestão de leitos é uma ferramenta estratégica para melhorar a qualidade da assistência hospitalar, aumentar a eficiência dos processos e garantir a satisfação de todos os envolvidos”, ressaltou.
Outra importante ação realizada e que tem apresentando resultados positivos é o aumento de altas realizadas antes das 12h, passando de 12% para 20%. Isso impacta diretamente nos processos hospitalares, permitindo a liberação mais rápida de leitos e reduzindo a espera para os atendimentos de urgência.
“Isso sinaliza que o projeto realmente impactou nos processos de trabalho de maneira perene. Ainda há muito a avançar, especialmente no que se refere às altas no período da manhã, mas esses resultados indicam que estamos no caminho certo”, ressaltou o gerente da Clínica Médica do HOB, Warley Cezar da Silveira.