Pular para o conteúdo principal

Obras nos córregos Túnel/Camarões na região do Barreiro avançam

criado em - atualizado em
As obras de prevenção de enchentes nas Bacias Túnel/Camarões, no bairro Tirol, regional Barreiro, estão a todo vapor e com várias frentes de trabalho já executadas. O intenso trabalho feito no local, desde a retomada das obras em abril do ano passado, é mais um esforço da Prefeitura de Belo Horizonte na prevenção de enchentes não só da região como também na bacia do Arrudas. O empreendimento prevê também a construção de um espaço de convivência para os moradores da região.
 
A obra possui 2,5 km de extensão, e é executada numa área de aproximadamente 8 km². O recurso na ordem de R$ 116 milhões é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A previsão de término dos trabalhos é para o final do primeiro semestre de 2019.
 
Estão sendo implantadas duas barragens de detenção de cheias (B1 e B2), sendo que uma delas será para conter resíduos sólidos (lixo) e a outra para regular a vazão das águas pluviais. Além disso, será feita a canalização do córrego Camarões, uma avenida Sanitária toda pavimentada e remanejamento de interceptores de esgotos. 
 
Após o término de todos os trabalhos, será criada uma área de lazer com três quadras poliesportivas, uma pista de caminhada no entorno da barragem, uma pista de skate e academia a céu aberto.
 

Andamento da obra

Atualmente as atividades estão concentradas entre as ruas José Nilton Monteiro e José Pedro Silva, com a construção da chamada bacia B1 que comportará cerca de 300 mil litros d`água. No local também estão sendo feitas a escavação mecânica de terra e transporte do material, execução de corta-rio para desvio do córrego, demolição de casas remanescentes, além da complementação do interceptor de esgoto.
 
Já foi concluída a chamada bacia B2, localizada entre as ruas Francisco Jonas Santana e José Nilton Monteiro. No trecho entre a rua José Pedro Silva e avenida Fabiano Taylor já estão concluídas as galerias em concreto armando e o pontilhão também em concreto armado. A bacia B2 comportará aproximadamente 100 mil litros de água. Falta executar, à jusante da avenida Fabiano Taylor (abaixo da ponte), um fundo do canal de 300 metros que servirá para diminuir a vazão da água pluvial.
 
Mesmo sem estar concluída, a obra já apresenta bons resultados de acordo com o diretor de Obras da Superintendência de Desenvolvimento da Capital, Adriano Morato. “Uma das suas funções é conter enchente na avenida Teresa Cristina e isso já vem ocorrendo em 70%, visto que a barragem B2 em muro gabião já está pronta, e a B1, que é de argila, está sendo escavada com mais da metade já concluída”, disse. 
 
 

06/06/2018. Obras nos córregos túnel-camarões. Foto: PBH/Divulgação