Pular para o conteúdo principal

Obra de centro de saúde
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

Obras de construção do Centro de Saúde Vera Cruz seguem em ritmo intenso

criado em - atualizado em

 A Prefeitura está investindo cerca de 1,9 milhão na construção de uma nova sede para o Centro de Saúde Vera Cruz, aprovada no Orçamento Participativo 2007/2008. As obras, que estão sendo executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), seguem em ritmo intenso e dentro do cronograma físico planejado. Atualmente o Centro de Saúde Vera Cruz funciona em uma sede própria, mas com espaço físico limitado.
 

Estão sendo construídos dois pavimentos, com 12 consultórios, duas salas de reunião, sala de espera, odontologia, farmácia e vacina. O local também contará com estacionamento, hall de espera coberto e descoberto, fraldário, odontologia, farmácia, além de toda estrutura necessária para garantir melhor atendimento e conforto da população.
 

O novo espaço vai beneficiar aproximadamente 16 mil pessoas. Localizada na Praça Pedro Lessa, 36, bairro Vera Cruz, a nova sede terá 822 metros quadrados e vai abrigar, além dos profissionais que atendem na antiga unidade, a equipe que faz atendimento em um anexo alugado, instalado a quatro quarteirões de distância. 
 

Atualmente toda a parte estrutural do prédio está concluída, assim como a cobertura. Agora estão sendo executados os acabamentos, como cerâmicas, azulejos, pisos etc. Também estão sendo feitas as instalações elétricas, hidráulicas e cabeamento estruturado.
 

O Centro de Saúde Vera Cruz conta com cinco equipes de Saúde da Família, todas completas, com pediatras, clínico geral, dentistas, farmacêutico e equipe de saúde mental composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social. Além de equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), com fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. Também integram a equipe os agentes de combate a endemias (ACEs), os agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e trabalhadores que atuam na área administrativa.