Pular para o conteúdo principal

Rua recém asfaltada no Alto Vera Cruz, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Obra de urbanização no Alto Vera Cruz, parada há 15 anos, é entregue pela PBH

criado em - atualizado em

A água que descia forte quando vinha a chuva já não causa mais estragos e o antigo beco já é uma via veicular.  Os moradores da rua General Osório, na vila Alto Vera Cruz, região Leste da cidade, começaram o ano sentindo os benefícios da urbanização realizada pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

 

O empreendimento foi conquistado no Orçamento Participativo de 2005/2006 e contemplava a abertura de via veicular e via de pedestre na rua General Osório, respectivamente entre ruas Itaipu e rua Itamar e entre as ruas Fernão Dias e Desembargador Saraiva, além da construção de unidades habitacionais.

 

Segundo Alexandre Dayrell, engenheiro da Urbel responsável pela intervenção, para a abertura da rua General Osório foram executadas obras de terraplenagem, muros de contenção, redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial profunda, pavimentação, meio-fio, passeio, guarda-corpo e corrimão, sarjeta, bocas de lobo, plantio de grama e árvores, e alteração dos postes de iluminação.

 

Dona Eva Helena dos Santos, 60 anos, reside no local com o marido e uma neta, dividindo o lote com mais quatro imóveis. Moradora do Alto Vera Cruz desde que nasceu, ela comemora a conclusão da obra. “Muito bom é pouco. A rua ficou maravilhosa. Só temos que agradecer. A gente mora hoje em Aglomerado, mas em uma rua e não em um beco. O táxi já chega na porta e quando alguém machuca não é mais aquele sacrifício pra sair com a pessoa. Estamos muito felizes, todos nós que ficamos aqui e minha filha, que foi indenizada e comprou uma casinha para ela”, comemorou.

 

Outro morador satisfeito com a mudança é o Isaac Marques, 47 anos, trabalhador autônomo. “Só tivemos benefícios. O serviço foi super bem feito. Quando chovia aqui descia uma água muito forte e ia fazendo buraco no beco todo. Não dava nem pra andar no meio da água porque juntava com a da rua de cima e derrubava a gente. Com a galeria pluvial que fizeram não tem isso mais. Já caiu chuva forte e não aconteceu de novo. A melhor coisa para mim foi isso”, disse.

 

Segundo o engenheiro da Urbel, esta intervenção já contou com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, somando o trecho atual à etapa concluída em 2016, que consistiu na construção das 16 unidades habitacionais para o reassentamento das famílias removidas do trecho de obra. Para a abertura da rua, foram removidas 22 famílias, sendo que 13 delas foram reassentadas nas unidades habitacionais, nove receberam indenização e outras quatro tiveram seus imóveis desapropriados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

 

Orçamento Participativo

No início de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos previstos no Orçamento Participativo, que se encontravam parados ou não inicializados em diversas regiões de Belo Horizonte. A partir do primeiro semestre de 2017 até agora, a administração municipal retomou mais de 300 desses projetos escolhidos pela população. Até o momento 95 já foram concluídos. 

 

 

13/01/2020. Obra de Urbanização da rua General Osório, no Bairro Alto Vera Cruz. Fotos: Divulgação/PBH