Pular para o conteúdo principal

Homem de boné vermelho e camiseta azul, ao lado de rua com obras de urbanização, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Obra da Prefeitura de urbanização no Morro das Pedras entra em fase de conclusão

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), está prestes a concluir mais uma obra de urbanização no Aglomerado Morro das Pedras, região Oeste da cidade. A implantação da rua 24 de Agosto/Diamante foi escolhida pela comunidade no Orçamento Participativo 2001/2002. Iniciada em 2014, foi paralisada em 2016 e retomada em abril de 2017.

 

Morador da Vila Leonina, no Morro das Pedras, Agnaldo Moraes vive há 29 anos na mesma casa, na rua 24 de agosto. Antes mesmo da conclusão total da obra, ele, a esposa e o filho já estão muito felizes com a nova realidade que veem quando abrem o portão: o beco agora deu lugar a uma rua urbanizada e com acesso veicular.

 

De acordo com a coordenadora Urbanística de Intervenções Estruturantes da Urbel, Nara Júlio, a intervenção, que segue as diretrizes do Plano Global Específico, teve um investimento de cerca de R$ 1,4 milhão com recursos do Governo Federal e mais R$ 300 mil de investimentos da Prefeitura. Além de possibilitar o acesso para serviços como ambulâncias, gás e coleta de lixo, entre outros, a obra teve impacto positivo para a mobilidade dos moradores, salienta.

 

O escopo da obra inclui a implantação de 200 metros de via veicular, com execução de contenções, drenagem, pavimentação, redes de água e esgoto, iluminação pública com instalação de novos postes e remoção dos antigos, melhorias nos acessos para várias moradias e área de manobra de carros (que também pode ser usada para estacionamento). A previsão de conclusão e entrega para a comunidade é em junho de 2019.

 

 

 

Orçamento Participativo

Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados no Orçamento Participativo. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados 291 empreendimentos. Desses, 73 foram concluídos. Atualmente, 218 estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos e obras, entre outros). A Prefeitura está se empenhando assegurar a retomada de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo de forma a atender às demandas da população.

 

Por meio da Urbel, foram concluídos, de 2017 a maio de 2019, 26 empreendimentos do Orçamento Participativo nas vilas: Aglomerado Morro das Pedras, Vila Nossa Senhora da Conceição, Pedreira Prado Lopes, Vila Senhor dos Passos, Vila Antena, Jardim Montanhês, Vila Copacabana, Vila Novo São Lucas, Vila Monte São José, Vila Mariquinhas, Vila Santa Lúcia, Vila Estrela, Vila Ecológica, Conjunto Santa Maria, Vila Marçola, Vila Aeroporto, Vila Fazendinha, Vila Jardim do Vale e  Vila Piratininga, além de Planos Globais Específicos nas Vilas Olhos d´Água e Vitória da Conquista e Plano de Regularização Urbanística na Vila Araci e no bairro Novo Santa Cecília. 

 

Foto de rua urbanizada, com asfalto e muro de contenção