Pular para o conteúdo principal

“Novos Registros” celebra 30 anos e realiza nova edição nesta terça-feira (29)
Foto: Divulgação/PBH

“Novos Registros” celebra 30 anos e realiza nova edição nesta terça-feira (29)

criado em - atualizado em

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte realiza nesta terça-feira (29), a partir das 18h30, mais uma edição do projeto “Novos Registros – Banco de Teses sobre BH”, que celebra 30 anos em 2023. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, o projeto é uma importante iniciativa de difusão e divulgação do Arquivo, que promove debates desde 1993 com trabalhos acadêmicos sobre a cidade em diversos campos do conhecimento. Nesse mês, o projeto promove a palestra “Em busca da visibilidade: O movimento das mulheres lésbicas em Belo Horizonte (1998-2014)”, com a historiadora Maria Ferraz. O encontro acontece no Museu da Moda (MUMO), na Rua da Bahia, 1.149, Centro. Não é necessário realizar inscrição e os participantes receberão certificado. Mais informações sobre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte estão disponíveis no Portal da PBH.

Segundo Yuri Mesquita, diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, “Novos Registros” é o projeto de difusão cultural mais longevo do APCBH, e foi imprescindível para o crescimento e consolidação do Arquivo como órgão de pesquisa sobre Belo Horizonte. “Por meio do programa, foi possível reunir teses e dissertações sobre a capital mineira, além de reflexões sobre técnicas arquivísticas e sobre patrimônio cultural. A vasta lista de palestras nos demonstra a pluralidade de possibilidades de reflexão sobre a cidade e abre caminho para várias outras questões a serem respondidas por novos pesquisadores, das mais diversas áreas do conhecimento, que contam com a felicidade de ter o APCBH como referência”, celebra, destacando a importância do Projeto ao longo de seus 30 anos. 

A palestra acontece no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto) e é baseada na dissertação de mestrado de Maria Ferraz, defendida na Universidade Federal Fluminense. O trabalho buscou analisar a trajetória da Associação Lésbica de Minas Gerais (ALEM, 1998-2014), primeira organização política de mulheres lésbicas a se consolidar em Belo Horizonte (MG). Com os relatos de história oral, obtidos por entrevistas com a sua principal fundadora, Soraya Menezes, foram apresentadas as ações da ALEM ao longo dos anos em atividade. As fontes orais foram analisadas em conjunto com documentos administrativos, produzidos pela Câmara Municipal de Belo Horizonte e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Por meio dos estudos de gênero e de sexualidades, buscou-se tratar a trajetória da ALEM pensando em novos sujeitos para a História e localizando-os nos debates sobre transição democrática, cidadania e igualdade de direitos. 

O projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre Belo Horizonte é uma das principais ações de difusão cultural e divulgação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Durante o ano, são convidados palestrantes que tenham realizado trabalhos acadêmicos sobre a cidade em diversos campos do conhecimento ou acerca de temas afins à área cultural e à preservação de acervos, para apresentações gratuitas e debates com um público diversificado. As pesquisas selecionadas são de mestrado ou de doutorado, defendidos recentemente. Após a palestra, o convidado doa um exemplar do seu trabalho para o Banco de Teses do APCBH. A comunidade terá acesso às teses e dissertações na Sala de Consultas do Arquivo. 

Serviço | Projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH
Palestra: “Em busca da visibilidade: O movimento das mulheres lésbicas em Belo Horizonte (1998-2014)”, com Maria Ferraz
Data: 29 de agosto (terça-feira), a partir das 18h30
Local: Museu da Moda (MUMO), na Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Atividade gratuita. Não é necessário realizar inscrição