Pular para o conteúdo principal

Equipe da Prefeitura posa para foto juntamente com os novos conselheiros tutelares empossados.

Novos Conselheiros Tutelares começam a atuar em Belo Horizonte

10/01/2020 | 18:07 | atualizado em 10/01/2020 | 18:07

Os novos conselheiros tutelares de Belo Horizonte – para o mandato 2020-2024 – foram apresentados em solenidade na sede da Prefeitura de Belo Horizonte na quinta-feira, dia 9 de janeiro.  Estiveram presentes os 45 conselheiros tutelares eleitos em 6 de outubro, os suplentes e autoridades da Prefeitura, do Legislativo Municipal e do Ministério Público, além de integrantes de outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.        

 

O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos e garantir proteção integral das crianças e adolescentes. É chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos dos menores. Outras vezes, poderá agir preventivamente fiscalizando entidades, mobilizando a comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.


O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, presente na solenidade, enfatizou a importância do evento para reconhecer a relevância da atuação do conselheiro tutelar na cidade. “Avanços importantes são conseguidos na luta conjunta dos Conselhos Tutelares, que contribuem de maneira importantíssima para o funcionamento da cidade, têm um trabalho fundamental de articulação, convivem com o dia a dia das Coordenadorias Regionais de Atendimento, e precisam ser devidamente reconhecidos”, completa.

 

A promotora de Justiça Maria de Lurdes Rodrigues Santa Gema, da 23ª Promotoria de Justiça Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, falou sobre o trabalho das conselheiras e conselheiros tutelares e a importância do diálogo com a Rede de Proteção. “O conselheiro precisa conhecer toda a política pública do município, as dificuldades, os parceiros, saber a quem recorrer, conhecer os responsáveis regionais por cada área, apresentar soluções, além de fiscalizar o poder público”, explica.


Na solenidade, Maíra Colares, secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, destacou a composição mista do grupo de conselheiros, com maioria feminina e um equilíbrio entre os reeleitos e aqueles que estarão em seu primeiro mandato.

           

“Para este mandato, além de termos quase 80% de mulheres, temos cerca de 50% de renovação. Isso significa que temos um grupo de conselheiros muito experientes, que vai poder compartilhar com os novos os desafios e as possibilidades do trabalho do Conselho. Ao mesmo tempo, os que estão chegando vêm com uma carga de disposição que é muito interessante para dar novo fôlego para o trabalho”, explica.


 

Início da atuação

Conselheira mais votada no último Processo de Escolha, Priscila Pereira Alves, da Regional Barreiro, atribuiu sua votação ao trabalho articulado com as associações e grupos comunitários e às famílias que se mobilizam em torno da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes na Regional onde atuará.

 

“Agradeço a todos que estiveram conosco pela confiança depositada, e reforço que a partir de agora temos muito trabalho pela frente, para garantir um futuro diferente e cheio de amor para nossas crianças e adolescentes”, agradeceu.


Conselheira Tutelar reeleita pela Regional Noroeste, Rosimeire Pinto Trindade comemora o equilíbrio entre a vinda de pessoas com ideias novas e os profissionais mais experientes. “Precisamos aprender e ensinar, uns com os outros, com humildade, ter força para o trabalho e aprender a lei, ter o ECA como leitura de cabeceira, para ter um mandato tão bom quanto ele pode ser”.

 

“Eu chego com a expectativa de colaborar para aproximar as famílias do território do Conselho Tutelar, contribuir para que sejamos vistos como um órgão que pode colaborar, que está para servi-las e que é para possibilitar acessos, garantindo os direitos das crianças e adolescentes da região”, conta Vanessa Beco, conselheira eleita para o primeiro mandato na Regional Oeste.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23