Pular para o conteúdo principal

Equipe da Prefeitura posa para foto juntamente com os novos conselheiros tutelares empossados.

Novos Conselheiros Tutelares começam a atuar em Belo Horizonte

10/01/2020 | 18:07 | atualizado em 10/01/2020 | 18:07

Os novos conselheiros tutelares de Belo Horizonte – para o mandato 2020-2024 – foram apresentados em solenidade na sede da Prefeitura de Belo Horizonte na quinta-feira, dia 9 de janeiro.  Estiveram presentes os 45 conselheiros tutelares eleitos em 6 de outubro, os suplentes e autoridades da Prefeitura, do Legislativo Municipal e do Ministério Público, além de integrantes de outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.        

 

O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos e garantir proteção integral das crianças e adolescentes. É chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos dos menores. Outras vezes, poderá agir preventivamente fiscalizando entidades, mobilizando a comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.


O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, presente na solenidade, enfatizou a importância do evento para reconhecer a relevância da atuação do conselheiro tutelar na cidade. “Avanços importantes são conseguidos na luta conjunta dos Conselhos Tutelares, que contribuem de maneira importantíssima para o funcionamento da cidade, têm um trabalho fundamental de articulação, convivem com o dia a dia das Coordenadorias Regionais de Atendimento, e precisam ser devidamente reconhecidos”, completa.

 

A promotora de Justiça Maria de Lurdes Rodrigues Santa Gema, da 23ª Promotoria de Justiça Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, falou sobre o trabalho das conselheiras e conselheiros tutelares e a importância do diálogo com a Rede de Proteção. “O conselheiro precisa conhecer toda a política pública do município, as dificuldades, os parceiros, saber a quem recorrer, conhecer os responsáveis regionais por cada área, apresentar soluções, além de fiscalizar o poder público”, explica.


Na solenidade, Maíra Colares, secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, destacou a composição mista do grupo de conselheiros, com maioria feminina e um equilíbrio entre os reeleitos e aqueles que estarão em seu primeiro mandato.

           

“Para este mandato, além de termos quase 80% de mulheres, temos cerca de 50% de renovação. Isso significa que temos um grupo de conselheiros muito experientes, que vai poder compartilhar com os novos os desafios e as possibilidades do trabalho do Conselho. Ao mesmo tempo, os que estão chegando vêm com uma carga de disposição que é muito interessante para dar novo fôlego para o trabalho”, explica.


 

Início da atuação

Conselheira mais votada no último Processo de Escolha, Priscila Pereira Alves, da Regional Barreiro, atribuiu sua votação ao trabalho articulado com as associações e grupos comunitários e às famílias que se mobilizam em torno da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes na Regional onde atuará.

 

“Agradeço a todos que estiveram conosco pela confiança depositada, e reforço que a partir de agora temos muito trabalho pela frente, para garantir um futuro diferente e cheio de amor para nossas crianças e adolescentes”, agradeceu.


Conselheira Tutelar reeleita pela Regional Noroeste, Rosimeire Pinto Trindade comemora o equilíbrio entre a vinda de pessoas com ideias novas e os profissionais mais experientes. “Precisamos aprender e ensinar, uns com os outros, com humildade, ter força para o trabalho e aprender a lei, ter o ECA como leitura de cabeceira, para ter um mandato tão bom quanto ele pode ser”.

 

“Eu chego com a expectativa de colaborar para aproximar as famílias do território do Conselho Tutelar, contribuir para que sejamos vistos como um órgão que pode colaborar, que está para servi-las e que é para possibilitar acessos, garantindo os direitos das crianças e adolescentes da região”, conta Vanessa Beco, conselheira eleita para o primeiro mandato na Regional Oeste.


Últimas Notícias

Obras sendo feitas nos córregos Olaria e Jatobá, na região do Barreiro Prefeitura inicia mais obras contra enchentes nos córregos Olaria e Jatobá

Serão investidos aproximadamente R$ 18 milhões neste empreendimento, com previsão de término no segundo semestre de 2021.

 

09/07/2020 | 16:48
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Cidadão pode recorrer contra notificações da Fiscalização de forma digital

O procedimento virtual será adotado enquanto durarem as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao Covid-19

09/07/2020 | 16:33