29 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte tem investido na qualificação da estrutura física dos centros de saúde da capital, garantindo melhor atendimento e conforto para usuários e trabalhadores. O município já conta com 53 centros de saúde totalmente reconstruídos e até o final do ano, a Prefeitura vai entregar mais quatro unidades. As obras são realizadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
Em 2026 serão mais doze unidades entregues. No total, a capital contará com 69 equipamentos com intervenções realizadas pela PPP, beneficiando cerca de 780 mil pessoas. O modelo de PPP adotado em Belo Horizonte é uma referência no País e prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob a responsabilidade da parceria privada. Já o atendimento aos usuários segue a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os centros de saúde reconstruídos pela PPP possuem espaço físico padronizado, com dois pavimentos, acessos independentes e integração dos ambientes. Além de ambientes acolhedores e humanizados, proporcionando para a população e trabalhadores um ambiente mais seguro e confortável. A estrutura conta com 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; e setores administrativos.