Pular para o conteúdo principal

Novembro é mês de celebração nos equipamentos municipais da Pampulha
Rubens Pontes

Novembro é mês de celebração nos equipamentos municipais da Pampulha

criado em - atualizado em


Os equipamentos culturais da Pampulha estão em clima de celebração em novembro. A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design comemora 80 anos com uma série de atividades culturais e artísticas que serão oferecidas ao longo de todo o mês. O Museu Casa Kubitschek (MCK) abriga ações especiais voltadas ao Mês da Consciência Negra, e o Museu de Arte da Pampulha (MAP) reverencia sua vocação para o experimental em oficinas, visitas e caminhadas mediadas.

 

Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.

 

80 anos da Casa do Baile

 

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design apresenta as ações de seu aniversário trazendo ao público uma série de atividades artísticas e culturais ao longo do mês. A festa já começa com o resgate do clima de dança e música que preenchia as paredes do espaço na década de 40 com a ação Aniversário da Casa do Baile - Salão Experimental, no dia 10 de novembro, a partir das 19h.

 

A atividade, que se insere no contexto da exposição "Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile", com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, marca o encerramento do ciclo de oficinas “Todo mundo pode dançar”, com os professores Renata Mara e Samuel Samways, criando um momento para integrar pessoas com e sem deficiência através da dança, rompendo com padrões excludentes e colaborando para a construção de uma sociedade que valoriza a diversidade ao ampliar sua noção de beleza. A ação é realizada em parceria com o Centro de Referência da Dança. Necessário inscrição prévia pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

 

A programação de Aniversário da Casa do Baile segue no dia 24, às 20h, com a sessão comentada de “Filme Paisagem - Um Olhar sobre Roberto Burle Marx”, com a presença do diretor, João Vargas. O documentário é escrito e dirigido por João Vargas Penna e passeia pela arte e personalidade do paisagista, pintor e escultor brasileiro Roberto Burle Marx, apresentando suas ideias em forma de homenagem, com uma sucessão de paisagens sensoriais. A exibição do filme será seguida de um bate-papo com o diretor, no auditório da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. O filme tem 1h12min de duração e classificação livre. A entrada é gratuita, sujeita a lotação.

 

A capacidade de se permitir romper com o barulho ao redor e se deixar levar pela observação do momento presente está na pauta das atividades. “Miragem Moderna”, de Paul Clemence, é uma das obras da exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, que comemora as oito décadas do espaço. O trabalho é um verdadeiro convite à contemplação, assim como a prática do Yoga, nos convocando a viver com todos os sentidos a experiência do agora. No dia 24 de novembro, às 17h, a Ativação da obra “Miragem Moderna”, de Paul Clemence, une esses dois universos ao pôr do sol único e inigualável de Belo Horizonte, recortado pelas curvas do Conjunto Moderno da Pampulha. A condução será feita pelo professor de yoga e artista Rodrigo Rodrigues. Para participar é necessário se inscrever pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

 

No dia 25 de novembro, às 10h, o projeto Percursos Pampulha - Edição Especial: Oficina de desenho botânico convida os visitantes para uma caminhada mediada pelo Educativo que percorre dos jardins do MAP até a península onde seria construído o Grande Hotel da Pampulha, com o objetivo de interpretar a paisagem, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território. Nesta edição especial, os participantes serão convidados a observar o jardim de Burle Marx e a Paisagem Cultural da Pampulha fazendo um apontamento sobre as espécies que estão presentes neles e recolher nos jardins flores e folhas para a realização do desenho botânico. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail  map.educativo@pbh.gov.br.

 

Todos os meses a Casa do Baile se abre para o projeto Casa Adentro, visita mediada oferecida para o público em geral, com duração média de 1 hora, na qual são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha, que celebra 80 anos em 2023. Ao término da visita, é realizada uma atividade, no formato ateliê, com propostas variadas, para que os participantes possam vivenciar uma experiência artística. No dia 26 de novembro acontecem duas edições do projeto, às 10h e às 16h. Inscrições e informações pelo e-mail  cb.fmc@pbh.gov.br.

 

A vocação para a dança e a música está em destaque na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, no ano em que o espaço comemora os seus 80 anos. Dentro do contexto das celebrações de aniversário e da exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, acontece no dia 27 de novembro, às 14h, o projeto Hoje tem Baile!, que promove ações culturais de dança e música pensando na função original do espaço, que era um restaurante dançante, nos anos 1940. Nesta edição, será realizado um baile em parceria com a Coordenação dos Serviços de Acolhimento Institucional para Idosos e PCDs, da Subsecretaria de Assistência Social - SUASS, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania - SMASAC.

 

Ampliando a ação para outros públicos, no dia 28, às 14h, será realizado mais uma edição do Hoje Tem Baile!, com a participação de idosos institucionalizados e que estão abrigados nas casas de repouso do entorno do Território Pampulha. A atividade é uma ação do projeto Casa +60.

 

Outro destaque da programação especial de Aniversário da Casa do Baile, no dia 29 de novembro, a partir das 10h, será a Exibição dos Originais do Projeto Estrutural da Casa do Baile, uma parceria com o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), que recebeu neste ano, de Danilo Matoso, a doação do projeto original de cálculo estrutural da Casa do Baile, de autoria de Albino Froufe. Esta é uma importante ação de preservação de documentação do patrimônio moderno e consiste na exibição dos projetos em seu formato físico. A Exibição ganha ainda mais relevância no ano em que a Casa do Baile comemora os seus 80 anos, e dentro do contexto da exposição "Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile", com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli.

 

E encerrando as celebrações, no dia 29 de novembro, às 19h, acontece a apresentação da performance Baile Corpo Oralidades Negras Ausentes, com Camilo Gan, resultante de uma pesquisa de investigação reflexiva do artista Camilo Gan sobre a presença e o acesso de pessoas negras no uso do espaço, dentro de um contexto histórico. A ação é uma parceria com o CRDança, Edital Concurso FMC número 0002/2023 / Dança Corpo - Território. Não é necessário inscrição prévia para participar. Informações pelo e-mail para cb.fmc@pbh.gov.br.

 

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MCK

No dia 4 de novembro, às 10h, no Museu Casa Kubitschek, o Mês da Consciência Negra entra em destaque com a Visita Mediada aos Jardins de Burle Marx - Edição Especial: espécies de origem africana, em que os participantes são convidados a percorrer os jardins do MCK, e instigados a explorar a história das espécies de origem africana presentes no local. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

No dia 11 de novembro, às 10h, a data comemorativa é exaltada por meio da Oficina de produção de folhas em papiro.  O jardim do MCK conta com a presença de papiros, espécie de planta aquática utilizada pelos egípcios para a produção do papel. Inspirados na importância do papel para esse povo na antiguidade, os visitantes serão convidados a percorrer os jardins e a produzir seu próprio papel. Os interessados em participar devem fazer inscrição pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

 

MAP em destaque

 

O Museu de Arte da Pampulha segue na missão de aproximar de todos os públicos sua vocação artística. Para isso, criou uma programação com início no dia 4 de novembro, às 10h, com a Visita mediada aos Jardins de Burle Marx - Edição Especial: A colagem como sensibilização do olhar. O objetivo dessa atividade é promover a sensibilização do público através das formas geométricas de Amilcar de Castro, artista com obras integradas ao projeto paisagístico dos Jardins do MAP, e Raymundo Colares, com trabalhos que estão presentes no acervo do Museu. Os participantes serão convidados a produzirem colagens em uma zine, criando composições explorando a experimentação ao longo do processo guiados pelo universo artístico desses dois grandes nomes da cultura brasileira. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

A ação educativa MAP em Movimento promove a sua versão +60 no dia 14 de novembro, às 14h. Será realizada uma visita mediada no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), com o objetivo de apresentar o acervo, contextualizar o Museu de Arte da Pampulha e o próprio território no qual estão inseridos. Além disso, os educadores irão realizar um ateliê aberto a partir do conceito de pintura intuitiva, no qual os participantes serão convidados a pintar livremente, observando os gestos e as formas que vão se criando com cada cor e pincelada. Informações e inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

No dia 18 de novembro, às 10h, o projeto Ateliê Aberto realiza a edição Experimentações gráficas: oficina de monotipia, que tem como objetivo proporcionar experimentações gráficas através de processos alternativos. A monotipia é uma técnica alternativa de impressão pela qual podemos conseguir a reprodução de um desenho ou a textura de uma folha, por exemplo. Nesta oficina, será feita uma breve apresentação sobre o processo de criação da monotipia e, a partir disso, os participantes vão selecionar folhas ao redor do jardim para experimentarem suas possibilidades gráficas.  As inscrições devem ser feitas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

 

Mais informações:

www.portalbelohorizonte.com.br/museuspampulha

 

Museu Casa Kubitschek - ck.fmc@pbh.gov.br

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - cb.fmc@pbh.gov.br

Museu de Arte da Pampulha - map.fmc@pbh.gov.br