Pular para o conteúdo principal

Nova mostra do Cine Santa Tereza traz obras que destacam o afeto
Foto: PBH/ Divulgação

Nova mostra do Cine Santa Tereza traz obras que destacam o afeto

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove durante todo o mês de junho, no Cine Santa Tereza, a Mostra Afetos & Afins, com uma seleção de filmes que dialogam com sentimentos como o amor, o carinho e a solidariedade, abordando temas como a culinária, a literatura, festas populares, entre outros. As sessões têm entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site www.sympla.com.br. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, com 30 minutos de antecedência. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

A Mostra Afetos & Afins é o resultado da oficina “Quem cuida da arte? O que é curadoria?”, realizada pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura no próprio Cine Santa Tereza, de março a maio deste ano. Com um grupo diverso, a oficina área de Bastidores das Artes, propôs um exercício que passou pela busca de um tema de interesse do coletivo para criar uma programação eclética, capaz de trazer ao público filmes que dialogam com os “afetos” contrapondo-se a questões de ódio e violência, muito presentes na sociedade brasileira nos últimos tempos. Nesse sentido, o afeto surge para o grupo como uma forma de construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

 

O público poderá curtir obras de destaque do cinema nacional e internacional, entre comédias, romances, dramas, documentários e animação. Entre os filmes nacionais destacam-se “Ó Pai Ó” (2008, classificação 14 anos), sucesso de Monique Gardenberg estrelado por Lázaro Ramos; “Gonzaga, de Pai pra Filho” (2012, classificação 12 anos), de Breno Silveira, inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha; além de filmes que trazem um pouco da história de dois sambistas brasileiros: “Cartola” (2007, classificação 10 anos), de Lírio Ferreira; e “Noel, Poeta da Vila” (2006, classificação 14 anos), de Ricardo Van Steen. Também ganham destaque na mostra filmes estrangeiros de grande repercussão como “A Cor Púrpura” (1985, classificação 14 anos), de Steven Spielberg, que teve 11 indicações ao Oscar; “Escritores da Liberdade” (2007, classificação 12 anos), de Richard La Gravenese; além da animação “Ratatouille” ( 2007, classificação livre), de Jan Pinkava.

 

 

Serviço

Mostra Afetos & Afins

De 7 a 30 de junho

 

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões.

 

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias)