Pular para o conteúdo principal

Nova atividade para educadores apresenta os bastidores do Zoo e Aquário de BH
Foto: Suziane Brugnara/PBH

Nova atividade para educadores apresenta os bastidores do Zoo e Aquário de BH

criado em - atualizado em

Educadores das redes pública e privada de ensino, de todos os níveis, passam a contar com um novo serviço oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte para enriquecer o conteúdo tratado em sala de aula: uma visita guiada aos bastidores de áreas da Zoobotânica. As inscrições para a primeira edição, que acontece dia 26 de agosto, já estão abertas e devem ser feitas pelo Portal PBH| Serviços| Visita guiada professores até o dia 16 de agosto. 

 

A atividade acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados, com duração aproximada de 4 horas, para grupos de no mínimo 10 participantes e máximo de 30. Haverá alternância nas temáticas, sendo um mês no Zoológico e o outro no Aquário do Rio São Francisco. 

 

O serviço é direcionado a profissionais da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e particulares. A proposta é que os educadores conheçam um pouco mais das ações de conservação e cuidados com os animais da instituição, entendam o papel que os Zoos desempenham na preservação da biodiversidade e saibam mais sobre as parcerias e planos nacionais de conservação dos quais o Zoo de BH faz parte. Os profissionais também aprenderão sobre as espécies, hábitos, características e as ameaças às quais cada uma está submetida na natureza. Podem participar professores, coordenadores pedagógicos, monitores, assistentes de classe e estagiários em atividade nas escolas que estiverem se preparando para realizar visitas com alunos ao Zoológico. 

 

Por meio de informações teóricas e vivências em campo, os participantes irão conhecer o trabalho desenvolvido pelo Zoológico, sua importância na conservação das espécies e a rotina de cuidados com os animais que estão sob cuidados da instituição. A partir desses conhecimentos, os educadores poderão ser multiplicadores de ações para conservação da biodiversidade, além de, ao programarem visitas ao Zoo com seus alunos, ganharem mais autonomia, podendo montar os roteiros de acordo com os perfis das turmas, estando também aptos a explicar e esclarecer diretamente a seus alunos as principais dúvidas e curiosidades que envolvem o cuidado de animais em zoológicos. 

 

Os participantes receberão como material de apoio o “Livro Ilustrado da Zoobotânica”, que contém fotografias e ilustrações aquareladas de espécies da fauna e flora, produzidas por ilustradoras científicas, e também espaços representativos da Zoobotânica, além de informações complementares.