4 December 2024 -
O Noturno nos Museus já está consolidado no calendário cultural de Belo Horizonte. O evento chega à 9ª edição e será realizado nesta sexta-feira (6), reunindo 24 espaços culturais, entre públicos e privados, que estarão abertos das 18h às 23h com uma programação especial, oferecendo uma experiência única aos visitantes.
Nesta edição, o público poderá desfrutar de uma ampla programação com 45 atividades culturais, incluindo exposições com visitas guiadas, apresentações musicais, dança, performances, vídeos, oficinas e outras atrações. Toda a programação é gratuita, exceto duas atividades que contam com ingressos a preços populares. O público terá transporte gratuito para circular entre os museus e instituições participantes. A programação completa do Noturno nos Museus 2024, bem como os roteiros do transporte gratuito, podem ser consultados no Portal Belo Horizonte. O evento integra a programação especial em comemoração aos 127 anos de Belo Horizonte.
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o evento conta, neste ano, com a parceria da OSC Viaduto das Artes. O Noturno nos Museus tem como objetivo proporcionar novas formas de vivenciar e apreciar os espaços culturais e seus acervos, ampliar os horários de visitação para alcançar novos públicos e criar experiências inovadoras na relação entre os cidadãos e os museus da cidade.
Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, o Noturno nos Museus traz uma oportunidade única para o público circular e se apropriar dos espaços culturais da cidade. “Neste ano, o Noturno nos Museus celebra o aniversário de 127 anos de Belo Horizonte. Nada mais oportuno para que a população possa circular e reconhecer a diversidade dos espaços museais da nossa cidade, que estarão com uma programação especial nesta noite. A ideia é que o Noturno nos Museus transforme a cidade em um grande palco de experiências enriquecedoras, democratizando o acesso ao patrimônio artístico e histórico e reforçando a conexão entre a população e os museus”, completa
Bernardo Correia, presidente da Fundação Municipal de Cultura, destaca que o Noturno nos Museus se reafirma como um evento aberto e democrático. “O Noturno nos Museus já se tornou tradicional na nossa cidade e integra o nosso calendário oficial de eventos. Neste ano, contaremos com a participação de 24 instituições de Belo Horizonte. São museus públicos e privados de toda a cidade que se engajaram para levar ao público uma ampla e diversificada programação cultural gratuita, com ações nas áreas da música, artes cênicas, arte digital, entre outras, reforçando seu papel como espaços vivos de múltiplas expressões artísticas e culturais”, afirma.
Destaques da programação nos museus da PBH
Os museus e centros de referência municipais participam do Noturno nos Museus com uma programação diversa, democrática e gratuita. Destaque para a programação musical dos museus municipais da região central, os quais reverenciam ícones da música belo-horizontina.
Entre os destaques, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) dá início às celebrações de seus 10 anos com atrações especiais. Às 18h30, o Samba da Meia Noite, grupo que promove a cultura negra por meio da música e dança, anima o público com sua energia contagiante, inspirado nas madrugadas sob os arcos do Viaduto Santa Tereza. Na sequência, às 20h30, o cantor e violonista Vitor Santana apresenta o show Cinema Novo, um espetáculo que explora a conexão entre a música brasileira e o cinema. O repertório inclui clássicos de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Jobim, entre outros ícones, cujas obras marcaram a história da Sétima Arte.
O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) recebe, às 19h30, o show do Quarteto Chico Amaral, formado pelo saxofonista Chico Amaral, com Christiano Caldas (piano), Enéias Xavier (baixo acústico) e Lincoln Cheib (bateria), nomes de reconhecida presença na cena musical brasileira. O grupo apresenta um repertório baseado no trabalho mais recente de Chico Amaral, o disco virtual “Canções Brasileiras”, uma leitura instrumental de clássicos compostos por nomes como Villa-Lobos, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, entre outros.
O MHAB também programou visitas mediadas às duas exposições em cartaz no espaço: Às 19h e 20h30, o público pode conferir a mostra “Belo Horizonte: Fora dos planos”, que propõe investigar as diferentes paisagens que formam a maneira como enxergamos a cidade. Às 20h e às 21h30, os visitantes poderão percorrer, mediados pela equipe do Educativo do museu, a exposição “Complexa Cidade”, que envolve objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, propondo um diálogo entre passado e presente.
Outro ponto alto acontece no Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO). Às 18h, haverá visita mediada à exposição "Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira", seguida, às 21h30, de um show especial de Aline Calixto. Reconhecida como um dos principais nomes da cena contemporânea do samba, Aline presta homenagem a Clara Nunes em seu show "Clara Viva", baseado em seu mais recente trabalho. Além disso, das 19h30 às 22h30, será realizada uma oficina de estamparia artesanal com Preta Aya, promovendo uma experiência de moda artística e ancestral. A atividade busca valorizar as culturas afro-indígenas e suas diversas representações, bem como resgatar as artesanais têxteis que compõem a história da moda em Minas Gerais.
O Noturno nos Museus também movimenta os três espaços museais da Pampulha com uma programação especial. Na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, destaque para a instalação performática “Corpo-água”, contemplada no Edital Corpo-Território, do CRDançaBH. Nessa apresentação, três bailarinas exploram a integração entre corpo e espaço, inspiradas em Iemanjá como arquétipo. A performance acontece às 20h. A programação segue na Casa do Baile, às 21h, com os cânticos autorais e muito samba no pé na apresentação do Samba de Roda du Oridendê. Além disso, a partir das 18h, será aberta a Exposição Digital de Natal 2024 da Galeria Aut, que celebra a inclusão e a diversidade, destacando as expressões artísticas de pessoas com TEA.
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) ganha uma iluminação especial das esculturas localizadas nos jardins e instalação da obra "Pensamento do Fora" da artista Marilá Dardot, que podem ser vistas entre 18h e 22h. A instalação, que ocupa os jardins do museu, se apropria do elemento visual das placas de sinalização do Museu para subverter seu conteúdo com citações extraídas da história da literatura e do pensamento, que de alguma forma se relacionam com um amplo espectro de noções – o tempo, a vida e a paisagem.
Roteiros facilitam locomoção do público
Para facilitar a locomoção do público e incentivar visitas a diversos espaços em uma única noite, o Noturno nos Museus contará com transporte gratuito, das 18h às 23h, oferecido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).
Serão disponibilizados roteiros estratégicos com vans circulando entre o Centro de Belo Horizonte e a Pampulha, ao longo da orla da Lagoa e no Hipercentro. As vans operam continuamente até o fim do evento e estão sujeitas à lotação. Consulte os locais e horários para planejar sua noite aqui.
Instituições parceiras participam do evento
O que torna o Noturno nos Museus ainda mais especial é a integração entre diversas instituições e espaços culturais públicos e privados que abrem suas portas para o evento. O Palácio das Artes participa da ação, das 18h às 22h, com a exposição “Cientistas e Alquimistas”.
Na Casa Fiat de Cultura, o público poderá conferir, entre outras atrações, o 10º Presépio Colaborativo, que neste ano está ambientado em um cafezal com cerca de 50 árvores, produzidas a partir de materiais recicláveis, criando uma atmosfera do início da imigração italiana no Brasil.
O Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte oferece dois espetáculos teatrais na programação e compartilha com os visitantes os bastidores de montagem de duas exposições: “9º Bolsa Pampulha - Camará” e “Luz Eterna - Ensaio sobre o Sol”.
No Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, a programação inclui o teaser da nova exposição “Fenômeno Humano” (18h às 22h), visitas mediadas pelo acervo e sessões no Planetário (19h, 20h e 21h) com trilha ao vivo do Grupo de Câmara da PUC Minas. Às 20h, o Quarteto de Cordas faz uma apresentação especial no 1º andar, e, das 18h30 às 22h, ocorre a observação de corpos celestes com telescópios no 3º andar. As atividades são para todas as idades e gratuitas, com exceção das sessões do Planetário às 20h e 21h.
A programação do 9º Noturno nos Museus conta ainda com diversas atividades promovidas pelas seguintes instituições: Acervo Curt Lange, CCBB BH – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, CâmeraSete, Casa Fiat de Cultura, Centro de Arte Popular, Centro de Memória Ciências Médicas-MG, Centro de Memória Minas Tênis Clube, Centro de Referência da Dança, Fundação Clóvis Salgado, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Antropológico do Vale do São Francisco, Museu Brasileiro do Futebol, Museu da Matemática UFMG, Museu de Ciências Naturais PUC Minas, Museu Mineiro, Ponto Cultural CDL e SESI – Museu de Artes e Ofícios.
Serviço:
Noturno nos Museus - 9ª edição
Data: 6 de dezembro, sexta-feira
Horário: das 18h às 23h
Entrada gratuita