18 August 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, tendo em vista notícias de uma suposta orientação para a redução da quantidade de alimentos oferecida aos alunos pelas escolas municipais, tem o seguinte a informar:
1- Asseguramos que não houve qualquer tipo de orientação para a diminuição do volume das refeições oferecidas para os cerca de 194 mil alunos matriculados nas 323 escolas municipais e 231 creches conveniadas com a PBH. Aos alunos são ofertadas até cinco refeições diárias, inclusive com o direito a repetir a porção do alimento oferecido.
2- A PBH está apurando a responsabilidade pela possível determinação para diminuição das porções servidas aos alunos de 1 e 2 anos da EMEI Ipiranga, no bairro de mesmo nome, retratada em fotos distribuídas para as redes sociais e a imprensa. Trata-se de uma inverdade que coloca em risco a reputação de um programa reconhecido no Brasil e no exterior por sua importância e abrangência social.
3- Cabe informar que a alimentação escolar na Capital é conduzida por uma equipe de alto nível que vai desde o corpo técnico, passando por fornecedores, parceiros e, principalmente, por aqueles que preparam e servem, com carinho, as refeições para os alunos.
4- Dentro do princípio de transparência da Administração, o município conta com o monitoramento do Conselho de Alimentação Escolar, composto por representantes de pais, professores e instituições. E ainda, as escolas estão abertas para que os pais ou responsáveis possam conhecer, com detalhes, o programa de alimentação escolar.
5- A PBH agradece as mensagens enviadas por pais e mães de alunos atendidos pela alimentação escolar, além daqueles que trabalham direta e indiretamente pelo sucesso de um dos principais programas sociais da PBH.