Pular para o conteúdo principal

Não caia no golpe: venda de credenciais de ambulantes é proibida
Foto: Bárbara Prado/PBH

Não caia no golpe: venda de credenciais de ambulantes é proibida

criado em - atualizado em

Está circulando na internet informações sobre possíveis vendas de credenciais de ambulantes para pessoas que não conseguiram retirar o documento ou fazer o cadastro. A Prefeitura de Belo Horizonte informa que esse tipo de comercialização é expressamente proibida, segundo as normas descritas no Edital N° 035/2022. A equipe de fiscalização da PBH está realizando abordagens de rotina aos profissionais, conferindo os documentos pessoais e as credenciais, sob risco de apreensão da mercadoria em caso de irregularidades. 

Outra notícia falsa que vem circulando nos grupos de Whatsapp é que a Belotur teria indicado uma suposta tabela de preços de produtos. Essa informação não procede e o órgão não tem nenhuma interferência ou sugestão de valores para as mercadorias comercializadas no Carnaval. As regras impostas são apenas a proibição de venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro.

Os vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval de Belo Horizonte 2023 puderam retirar as credenciais entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 2023, na Secretaria Municipal de Educação. Esse prazo está encerrado, não será estendido e não há novo local para a retirada do documento. Dessa forma, quem não buscou as credenciais na data informada, não poderá atuar formalmente como ambulante da edição de 2023 do Carnaval de Belo Horizonte. A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, desde que o profissional respeite as normas do edital. 

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria. O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.