Pular para o conteúdo principal

Museus do Centro fazem elo entre passado e futuro na programação de abril
Foto: Carime Elmor

Museus do Centro fazem elo entre passado e futuro na programação de abril

criado em - atualizado em

Os equipamentos municipais do Centro da capital mineira criaram uma programação especial para o mês de abril com atividades para todas as idades, buscando proporcionar ao público experiências de saberes do passado para formar um novo futuro. A intensa agenda prevê um evento imersivo no Museu da Moda (MUMO), o “Fashion Revolution”, com diversas oficinas relacionadas à prática sustentável na indústria da moda, o Museu da Imagem e do Som de BH (MIS BH) foca em técnicas visuais e sonoras com oficina de experimentação de sons e planetário, enquanto o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) convida o público a observar as transformações urbanas.

Todas as ações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO). A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

O MIS BH propõe uma programação que segue construindo uma relação de formação, acolhimento e pesquisa com seu público, interessado nas temáticas do audiovisual. De astronomia a experimentação sonora, fotografia artesanal e inclusão, as oficinas, cursos e sessões imersivas convidam todos a explorar novas formas de aprendizado.

Em 5 de abril, das 19h às 21h, o museu localizado em um belo casarão da Rua Álvares Cabral, no Bairro de Lourdes, abre o quintal para as maravilhas da astronomia e da ciência com a 1ª Mostra de Cinema Fulldome. No primeiro sábado do mês, o Planetário Sankofa, projeto itinerante de Sabará-MG, chega ao MIS BH com sessões gratuitas e imersivas, com o lema de revisitar o passado dos céus e das galáxias para iluminar o futuro. A classificação é livre e os ingressos podem ser retirados pelo site do projeto.

Entre os dias 8 e 11, das 19h às 21h30, o instrumentista Paulo Santos, fundador do renomado grupo UAKTI, estará no MIS BH para o minicurso “Experimentação sonora, instrumentos e timbres não convencionais”. Durante quatro dias, os participantes irão explorar sons e timbres variados, criados a partir de materiais inusitados e combinações surpreendentes. A atividade é voltada para artistas, estudantes e interessados em geral e as inscrições devem ser feitas via formulário.

O mês de abril traz o Pinhole Day, evento que acontece em todo o mundo há mais de 20 anos e celebra a fotografia artesanal. A data será comemorada em um fim de semana com oficinas nos três museus do centro da capital, ministradas por Alexandre Lopes e Douglas Machado, pesquisadores e apaixonados pelas técnicas analógicas. No MIS BH, a ação acontece no dia 26, das 9h às 12h, e as inscrições podem ser feitas via formulário.

Fechando a agenda de abril, o MIS BH realiza o Curso básico em Libras, com Jane Silva, que acontece em 28 e 29 de abril e 5 e 6 de maio, sempre das 9h30 às 12h. A atividade tem como propósito introduzir os participantes à Língua Brasileira de Sinais - Libras, proporcionando noções básicas e estratégias práticas para melhorar a comunicação e a inclusão no ambiente museológico. A classificação é acima de 18 anos e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br.

 

MUMO oferece oficinas, painel formativo e sedia o Fashion Revolution

O MUMO oferece em abril uma série de atividades, entre elas uma oficina de tecidos e um painel de formação. O espaço também dá sequência às visitas mediadas à exposição “Clara Nunes: Eu sou a tal Mineira” e abriga as ações do Pinhole Day. Além disso, o museu sedia o “Fashion Revolution”, um evento global que repensa a moda e suas questões sociais e ambientais, com diversas oficinas gratuitas com profissionais gabaritados no mercado.

No dia 8, das 18h30 às 21h30, acontece a oficina “Fundamentos têxteis”, na qual o participante poderá explorar as fibras, construções têxteis, propriedades e características em uma dinâmica com a professora Elisa Sayuri. A classificação é livre e as inscrições devem ser feitas via e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

Nos dias 9, às 10h30, e 10 de abril, às 16h, o público é convidado para a visita mediada à exposição “Clara Nunes: eu sou a tal Mineira”, que reúne peças e figurinos icônicos da artista que rememoram sua trajetória de sucesso na cultura brasileira. A classificação é livre e é necessário inscrição prévia pelo formulário.

Entre as ações formativas, o museu realiza, no dia 10, das 18h30 às 20h, o “Painel: Escada para uma marca de sucesso”, série de apresentações sobre a construção de uma marca de moda bem posicionada, com insights dos convidados e cases de sucesso. Com Elisa Sayuri, Anna Franco e Julia Fraga. A classificação é livre e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla, a partir de 8 de abril.

Um dos pontos altos da programação acontece entre os dias 22 e 25, com a realização do evento Fashion Revolution, movimento global que promove a conscientização sobre os impactos da moda e incentiva práticas mais éticas e sustentáveis. A atividade é voltada para jovens e adultos e a retirada de ingressos será feita gratuitamente pelo Sympla.

Quatro oficinas integram a programação do Fashion Revolution. No dia 22, das 14h às 17h, Rodrigo Cezário comanda a oficina “Planejamento de coleções de moda sustentáveis”. A proposta é proporcionar uma imersão prática em produtos alinhados à Agenda 2030-2050 da ONU e à Economia Circular, criando uma minicoleção sustentável com materiais ecoeficientes e estratégias de baixo impacto. Ingressos pelo Sympla.

No dia 23, das 10h às 13h, acontece a oficina “Decostume – Customização sem Costura”, com Irene Correa Cavalieri, que irá inspirar os participantes a transformarem suas peças sem costura. Para isso, eles irão aprender técnicas simples com alfinetes, cortes, ilhós e retalhos. Ingressos gratuitos devem ser retirados pelo Sympla.

No dia 24, das 14h às 17h, Paula Moreira ministra a oficina “Cosméticos naturais”, na qual apresenta boas práticas na fabricação de cosméticos naturais em barra e produção prática de escalda-pés com ingredientes do jardim experimental da OR Natural. Ingressos devem ser retirados no Sympla.

Para fechar o Fashion Revolution, o MUMO convida o público para a oficina “Montagem Drag”, no dia 25, das 14h às 18h. Com Yonika Iconika, a proposta da oficina é compartilhar técnicas de upcycling e customização para criar acessórios com materiais alternativos e explorar maquiagens artísticas que valorizam a expressão individual e a sustentabilidade. Ingressos gratuitos pelo Sympla.

E dentro das celebrações do Pinhole Day, o MUMO recebe, no dia 26 de abril, das 13h às 16h, a oficina “Fotografia Pinhole”. A classificação é livre e as inscrições podem ser feitas via formulário.

MHAB: Formação da capital e impactos da urbanização

No mês de abril, o Museu Histórico Abílio Barreto convida o público a explorar diversas formas de expressão e reflexão sobre a cidade e a natureza. A programação traz oficinas que incentivam a criatividade por meio da colagem, livro-objeto e fotografia artesanal, além de uma caminhada que propõe um olhar atento às transformações da paisagem urbana.

No dia 6, de 10h30 às 12h30, a oficina “Retratos sem colagem”, com Lara Carvalho, propõe um exercício de imaginação com colagem em papel, inspirado na exposição “Generosa, Felicíssima e Nicolau – Nomes sem Histórias e Histórias sem Nomes”, em cartaz no museu. A classificação é livre, mas menores precisam estar acompanhados dos responsáveis. A participação será por ordem de chegada.

No dia 13, das 10h30 às 12h30, a oficina “Rio vivo na cidade”, com Aile Ziel, convida o público a soltar a imaginação numa brincadeira de como seria se, em vez da poluição, tivéssemos rios limpos e acessíveis à população na cidade. A classificação é livre, mas menores precisam estar acompanhados dos responsáveis. A participação será por ordem de chegada.

O dia 27 concentra diversas atividades na agenda. Uma delas é a oficina “Livro-Objeto-Árvore”, com Lara Carvalho, que propõe olhar para as árvores por uma nova perspectiva, entendendo-a como casa e refletindo também sobre quais seres a habitam. A classificação é livre, mas menores precisam estar acompanhados dos responsáveis. A atividade acontece das 10h30 às 12h30, e a participação será por ordem de chegada.

Também no dia 27, às 10h, o MHAB convida o público para a caminhada mediada “Águas e Paisagem Urbana”, com Luana Pirajá Ferraz. Inspirada em imagens do acervo do museu, a caminhada aborda mudanças na paisagem e nas dinâmicas urbanas em um trecho da rua São Paulo. O trajeto parte da rua Bárbara Heliodora, percorre a rua São Paulo e chega à rua Padre Belchior, no centro de Belo Horizonte. A atividade é voltada para jovens e adultos e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br. As vagas são limitadas.

No mesmo dia, também às 10h, o MHAB entra na celebração do Pinhole Day, com a oficina “Fotografia Pinhole”. A classificação é livre e as inscrições podem ser feitas pelo formulário.