3 Abril 2025 -
A programação dos equipamentos museais da Pampulha em abril busca ressaltar datas que celebram conquistas e que dão visibilidade a lutas diversas por igualdade e inclusão. O Mês da Conscientização do Autismo, o Dia dos Povos Indígenas, o Dia Mundial da Arte e o Dia Internacional da Dança são inspiração para uma ampla agenda de atividades artísticas e educativas.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
Ao longo de todo o mês, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design dá ênfase ao Mês de Conscientização do Autismo, com a mostra fotográfica “Tem vida lá fora”, de Pedro Pupo. Com curadoria da Galeria Aut, a exposição digital traz imagens registradas pelo artista autista, tendo como ponto de partida os seus olhares sobre sua vivência na cidade de São Paulo, e tecem um diálogo com as perspectivas nas imagens de José Manuel Ballester, presentes na exposição "Maravilha", também em cartaz na Casa do Baile, em parceria com o Instituto Cervantes. A visitação é de quarta-feira a domingo, de 10h às 18h.
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) também se engaja no Mês da Conscientização do Autismo com uma parceria com o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA). O IHCA conta com uma equipe de profissionais especializados, incluindo pedagogos, psicólogos e terapeutas que atuam com o público de crianças com o espectro autista. O IHCA é o convidado para desenvolver a atividade “AHAL! Oficina ao ar livre” e as ações que ocorrem nos Jardins do MAP, em 5 de abril, das 10h às 12h.
Em 12 de abril, das 9h às 12h, o MAP se inspira no Dia Mundial da Arte - celebrado em 15 de abril - e a equipe educativa do museu convida o público para a caminhada “Pampulha e Paisagem”. A atividade percorre o trecho entre a Igrejinha da Pampulha e o Mirante Bandeirantes, num trajeto de cerca de 1 km, com o objetivo de interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território. Além disso, os participantes são estimulados a pesquisar na paisagem da orla da Pampulha os objetos que vão povoar suas composições em uma oficina de desenho ao ar livre. Serão distribuídos materiais e cada participante fará desenhos de acordo com os elementos que mais chamam atenção na paisagem da Pampulha.
O aniversário de Alfredo Volpi e o Dia Mundial do Desenhista foram o ponto de partida para a criação da atividade “Pintando como Volpi: Oficina de azulejaria”, que será realizada no Museu Casa Kubitschek (MCK), no dia 19, das 10h às 12h. A atividade consiste na produção de pinturas inspiradas no painel do artista presente no saguão de entrada do Museu produzido pela Osiarte, referência em azulejaria. Serão fornecidos materiais e orientações acerca das técnicas de composição em azulejo, e os participantes poderão levar para casa suas obras, cuja queima pode ser feita em forno doméstico. A classificação indicativa é a partir de 6 anos de idade.
O Mês dos Povos Indígenas será lembrado com a ação “Letramento Pedagógico e Confraternização Cultural”, na qual o Projeto Museus Pampulha convida o Comitê Indígena Mineiro. O Comitê Indígena Mineiro (CIM) é um coletivo indígena multiétnico que atua há 12 anos em Belo Horizonte e na região metropolitana. A atividade acontece em 24 de abril, das 8h30 às 10h30, no MCK, onde será realizado o Pachamama, importante ritual tradicional presente nas Culturas Andinas, no qual são realizadas defumações, festejos e compartilhamento de comida em Jardins Sagrados, fazendo menção ao trato da Terra, a 'Grande Mãe' de todas as culturas indígenas americanas. Após o ritual, haverá uma roda de conversa sobre a importância dos Povos Indígenas no Brasil com a presença de representantes da FUNAI - Fundação Nacional dos Povos Indígenas, em Minas Gerais.
Outra efeméride que inspira a programação dos espaços museais é o Dia Internacional da Dança, que o MAP celebra com a oficina e intervenção urbana “Parquear Bando”, com as coreógrafas Margô Assis e Thembi Rosa. A montagem celebra 10 anos desde a sua estreia, em 2015, na edição comemorativa de 20 anos do Fórum Internacional de Dança (FID). A proposta é experimentar a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição em espaços públicos das cidades. A intervenção acontece no dia 27, das 9h às 11h, nos Jardins do MAP. A oficina será aberta ao público, com vagas limitadas, sem necessidade de inscrição prévia.
Serviço - Museus Pampulha - Atividades de abril
De 1º a 30
Mostra fotográfica “Tem vida lá fora”, de Pedro Pupo
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Casa do Baile - Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
Visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h
Dia 5 - 10h às 12h
“MAP convida IHCA”
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Jardins do Museu de Arte da Pampulha
Dia 12 - 9h às 12h
Caminhada: “Pampulha e Paisagem”
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Trecho entre a Igreja de São Francisco e o Mirante Bandeirantes
Dia 19- 10h às 12h
“Oficina de pintura em azulejo”
Atividade Gratuita / Classificação: a partir de 6 anos
Local: Museu Casa Kubitschek
Dia 24 - 8h30 às 10h30
“Dia dos Povos Indígenas - Letramento Pedagógico e Confraternização Cultural”
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Museu Casa Kubitschek
Dia 27 - 9h às 11h
“Parquear Bando”, com as coreógrafas Margô Assis e Thembi Rosa e convidados
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Jardins do Museu de Arte da Pampulha
Endereços:
Museu Casa Kubitschek - Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 - Pampulha
Museu de Arte da Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha
Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha