Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte da Pampulha promove atividades gratuitas para estudo e valorização
Foto: Mateus Lustosa/Divulgação

Museu de Arte da Pampulha promove atividades gratuitas para estudo e valorização

criado em - atualizado em

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) realiza, até 23 de junho, a ação “Museu de Arte da Pampulha: acervo e seus desdobramentos”, que propõe diálogos e reflexões sobre o acervo gráfico da unidade museal. O conjunto de atividades será composto por um ciclo de palestras on-line com artistas, um ciclo de estudos com especialistas e um encontro de produção de materiais gráficos. A ação foi concebida como desdobramento da exposição “Gráficografia”, que levou parte do acervo do MAP e obras de artistas convidados para o Museu Histórico Abílio Barreto entre dezembro de 2020 e janeiro de 2022. 

O ciclo de palestras com artistas que participaram da exposição será aberto ao público e transmitido pelo Zoom, ao vivo, sempre de 19h às 20h30. Os convidados são o videoartista, cineasta, roteirista e designer gráfico Eder Santos, com palestra nesta segunda-feira (6); a artista plástica e professora Regina Silveira, nesta terça-feira (7); e o artista visual Pierre Fonseca, que encerra o ciclo na quarta-feira (8). Além dos artistas, estarão presentes nas palestras o curador da mostra Gráficografia, Marconi Drummond, e María Eugenia Salcedo, como mediadora. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Sympla

A segunda atividade, intitulada “Museu de Arte da Pampulha: acervo e seus desdobramentos gráficos”, possui o objetivo de reunir um grupo de profissionais convidados e especialistas sobre o acervo do MAP para dois encontros on-line e dois presenciais. 

Estudantes e profissionais de artes gráficas, mediação, educação e arte terão o primeiro encontro deste ciclo formativo com o curador Marconi Drummond, no dia 13, de 18h às 20h45. O diálogo com o artista visual Flávio Vignoli será no mesmo horário, no dia 14. Nos dois encontros, que serão on-line, estarão presentes os educadores do projeto Pampulha Território Museus que atuam no Museu de Arte da Pampulha. 

Esse mesmo grupo, além de participar desse ciclo formativo que tem como foco o acervo gráfico do museu, produzirá experimentos gráficos durante dois encontros presenciais no ateliê do coletivo 62 Pontos, nos dias 21 e 23, de 10h às 12h e de 14h às 18h. 

A diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo, destaca que “o ciclo de diálogos com artistas e as experiências práticas proporcionada em desdobramentos gráficos trazem uma multiplicidade de informações e possibilidades existentes nos acervos do MAP apresentado na exposição Gráficografia e que reverberam agora nessa série de diálogos e imersão no ateliê do Coletivo 62 Pontos. Num mundo cada vez mais tecnológico, essa experiência pode impulsionar sugestivos resultados que valorizam processos gráficos contemporâneos”. 

“Museu de Arte da Pampulha: acervo e seus desdobramentos” é uma ação que integra o projeto Pampulha Território Museus. Mais informações no site do Pampulha Território Museus.