Pular para o conteúdo principal

Fachada do Museu da Imagem e do Som, durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Museu da Imagem e do Som apresenta show do músico mineiro Célio Balona

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, apresenta, no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h, no Museu da Imagem e do Som (avenida Álvares Cabral, 560, Centro), o show “Balona Bem Bolado no MIS”. Na ocasião, o público terá a oportunidade de apreciar a apresentação ao vivo de Célio Balona, que comemora 80 anos de vida e 65 de carreira, e também de viajar no tempo desde a década de 1950 até 2019, vendo registros do músico mineiro na TV Itacolomi, exibidos na exposição sobre a emissora. A exposição pode ser visitada gratuitamente durante o Noturno nos Museus, no dia 5/7, das 18h às 23h, e fica em cartaz até dezembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e terças-feiras, das 9h às 21h.

 

O músico mineiro Célio Balona possui estreita relação com a TV Itacolomi, emissora pioneira de Minas Gerais. Ele fez diversas apresentações em diferentes programas da TV, algumas delas registradas em fotos que fazem parte do acervo do Museu. Como exemplos, há um registro de 23 de junho de 1956, quando Balona se apresentou no programa “Confiança no Sucesso”, tocando um acordeão. Em setembro do mesmo ano, foi fotografado nos bastidores do programa “Sucessão de Sucessos”. Em 30 de outubro de 1959, Balona integrou um conjunto no programa “Coquetel Orsini”.

 

O diretor Clovis Prates, em entrevista que faz parte do acervo do MIS-BH, relata que nos anos 1960 dirigiu um programa denominado "Balona Bem Bolado". Para este programa foi realizada uma montagem na qual o músico tocava diferentes instrumentos, compondo uma orquestra com vários ‘Balonas’ tocando simultaneamente. Em outro episódio, foi realizada a gravação do músico tocando na pista do Aeroporto da Pampulha.

 

 

TV Itacolomi: a pioneira de Minas

O acervo do Museu da Imagem e do Som tem centenas de imagens que remontam à história da TV Itacolomi, primeira emissora de televisão de Minas Gerais, inaugurada oficialmente no dia 8 de novembro de 1955, por Assis Chateaubriand, por meio dos Diários Associados. Com 25 anos de funcionamento, permanecendo como líder de audiência durante boa parte de sua existência, foi retirada do ar em 18 de julho de 1980. O acervo conta com cenas de seus bastidores, artistas, técnicos, equipamentos e eventos. O Museu também possui 22 entrevistas com vários profissionais da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi. Neste mês de julho, novos itens, que abordam a participação de Célio Bolona na história da TV, foram incluídos.

 

 

Noturno nos Museus 2019

A programação do Noturno nos Museus 2019 conta com exposições e visitas mediadas, atividades educativas e oficinas, espetáculos teatrais e performances artísticas, exibições de filmes e contações de histórias. Tudo pode ser visto e aproveitado pelo público em um horário alternativo durante o Noturno nos Museus 2019, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, na noite do dia 5 de julho, das 18 às 23 horas. Toda a programação com atrações culturais diversificadas para museus públicos e particulares da cidade pode ser consultada neste link. Informações para o público pelo telefone (31) 3277-4131.