Pular para o conteúdo principal

Servidoras e homenageadas pela PBH no Dia da Mulher
Foto: Amira Hissa/PBH

Mulheres são 73% do corpo de servidores e dominam os cargos de liderança na PBH

criado em - atualizado em

Muito diferente do que se vê no cenário nacional, as mulheres são maioria na Prefeitura de Belo Horizonte e ocupam um percentual robusto dos cargos gerenciais.

Dos 48.172 vínculos, 72,71% são formados pelo público feminino, conforme dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG).

O quadro de cargos comissionados e das funções públicas no município também apresenta a mesma tendência. São mais de 67% ocupados por mulheres, de acordo com a base de custos de janeiro de 2023 da Prefeitura. Desse total, oito são secretárias ou possuem cargos correlatos.

Foram levados em consideração toda a Administração Direta, as Fundações, Autarquias, bem como a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB).

“É uma honra participar de um ambiente de trabalho que nos valoriza e empodera. E os números reforçam esse espaço conquistado. Somos maioria e estamos fazemos a diferença na história de Belo Horizonte”, destacou a subsecretária municipal de Gestão de Pessoas da SMPOG, Fernanda Neves.

Minoria no mercado nacional

A realidade brasileira é bem diferente da identificada na administração municipal de BH, com a representatividade de apenas 44% mulheres no mercado de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para o 3º trimestre de 2022.

O estudo ainda aponta que menos de 40% dos cargos de liderança nos país são ocupados por mulheres.