Pular para o conteúdo principal

Idosa colorindo um livro de colorir
Foto: Divulgação PBH

Movimento Gentileza leva entretenimento a idosos durante o período de quarentena

23/04/2020 | 17:10 | atualizado em 05/05/2020 | 17:35

Em tempos de isolamento social, os idosos residentes nas 28 Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte e em 12 da Região Metropolitana terão, a partir da próxima semana, uma nova opção de lazer e entretenimento. A ação “Gentilezas para colorir” vai levar aos lares mais de 800 kits com cadernos de ilustração personalizados, caixas de lápis de cor, apontadores e borrachas.

A iniciativa é do Movimento Gentileza, coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, e realizada com o apoio de parceiros, como o artista visual Fernando Perdigão, que voluntariamente criou 14 desenhos afetivos com temas ligados ao público da terceira idade. O resultado é um material simples e de fácil assimilação, que estimula a criatividade, a memória e a imaginação.

“Os idosos institucionalizados já sofrem um isolamento natural, devido às dificuldades de interação com o mundo exterior. Em meio ao momento que estamos todos enfrentando, buscamos uma alternativa de estarmos perto deles por meio do afeto, mantendo-os ativos a partir de uma prática que eles já conhecem e apreciam”, explica Ana Laender.

Ao todo, mais de 800 idosos serão beneficiados com a ação, levando em consideração apenas os institucionalizados que ainda têm a capacidade cognitiva preservada. No intuito de reforçar a segurança, todos os lares serão orientados a higienizar os kits no momento do recebimento, bem como terão dicas sobre o manuseio dos objetos.

 

Sobre o Movimento Gentileza

Em dois anos e meio de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada.

Idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, o Movimento é responsável por iniciativas dedicadas à inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos, bem como a requalificação do espaço urbano por meio da arte e ações de preservação da memória da cidade.

 

 


Últimas Notícias

Imagens da entrada dos túneis do Complexo da Lagoinha Prefeitura inicia manutenção rotineira nos túneis do Complexo da Lagoinha

De acordo com a BHTrans, neste primeiro momento a interdição do tráfego acontecerá somente na pista busway, sentido centro-bairro.

06/07/2020 | 16:49
Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Prefeitura define diretrizes para contratação de leitos em hospitais privados

O processo de adesão será por meio de chamada pública para seleção simplificada, destinada a hospitais que preencham os critérios definidos.

02/07/2020 | 19:12